NO DIA DA ÁRVORE
Cemil: Cultivando o amor pela vida
Médicos, profissionais de saúde, pacientes curados da Covid-19 e autoridades municipais e estaduais participaram, nesta terça-feira – 21 de setembro – Dia da Árvore, do plantio de mudas de ipês na Praça Oscar Thompson, que passa a ser um símbolo da luta contra a Covid-19 em Umuarama.
A arborização da praça foi iniciativa da direção da Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil, como uma forma de simbolizar mais de 1300 pacientes que foram tratados e curados da doença, desde o início da Pandemia. No período, o Hospital seguiu com os atendimentos em clínica médica bem como a cirurgias gerais. Foram mais de 80 mil atendimentos e procedimentos nas mais diversas especialidades até agora.
A ação teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama e do Instituto Água e Terra do Paraná. Na ocasião, o Município anunciou a intenção de instalar uma academia popular na Praça.
“O plantio de hoje tem como foco homenagear todos aqueles que venceram e estão lutando contra a Covid-19 e de reconhecimento aos nossos médicos e profissionais de saúde, que não medem esforços para salvar vidas.
Nosso objetivo também é colaborar com o poder público para humanizar o espaço, que é adequado para uma área de descanso e lazer para a comunidade, especialmente pacientes e acompanhantes de toda a região que vêm para consultas, exames e procedimentos em nossa cidade”, disse o presidente do Cemil, Dr. Guilherme Antonio Schmitt.
A arborização da praça atraiu dezenas de pessoas e foi elogiada por autoridades e pessoas da comunidade. O plantio teve apoio e orientação técnica da equipe do Meio Ambiente da Prefeitura e contou com a presença da diretora Rafaela Moreira, e do chefe regional do IAT, Felipe Furquim de Oliveira.
As mudas plantadas foram adquiridas pelo Hospital Cemil e são das espécies ipê rosa e roxo, em estágio avançado de crescimento. A expectativa é que no próximo ano as novas árvores já floresçam, embelezando ainda mais a região.
“Quero parabenizar o Hospital Cemil pela iniciativa. A instituição, que já é referência no tratamento de resíduos hospitalares, demonstra mais uma vez seu compromisso com o meio ambiente.
Em pouco tempo essas árvores estarão frondosas, trazendo beleza e qualidade de vida para toda essa região da cidade”, disse Felipe durante o plantio.