Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
ADEUS, UMUARAMA!
Guarnieri rumo aos palcos do mundo!
Ele é um artista genial e o mais famoso professor da Universidade Paranaense!
Publicado em 24/06/2021 às 14:14 Italo
Guarnieri rumo aos palcos do mundo!

Em Umuarama, quando o assunto é artes, especialmente teatro, pontifica em grande estilo o nome Luiz Fernando Guarnieri Passos. Ele é personalidade presente no noticiário da mídia e dos sites e blogs da Capital da Amizade. E os motivos de ser notícia são sempre da mais alta importância no meio cultural, como a organização e realização de eventos cênicos marcantes no grande Teatro Unipar. Um deles é tradição na temporada de fim de ano: o Auto de Natal, que transforma o campus centro da Universidade Paranaense num mega espetáculo de músicas e cores. Guarnieri, simpatia e talento em pessoa, é admirado, aplaudido e respeitado entre os mestres e os milhares de alunos dos cursos superiores da Unipar. Ele também é anfitrião de artistas famosos do teatro brasileiro que por aqui passam apresentando peças e shows.

GUARNIERI ESTÁ DE PARTIDA E DIZ ADEUS...

Neste momento, o Portal ITALO tem uma notícia coberta de uma áurea de melancolia: Luiz Fernando Guarnieri Passos está de malas prontas, de partida para a Europa. E, pior, não é apenas uma viagem em temporada de férias ou para assistir algum evento artístico, com volta marcada para breve... Ele está dizendo adeus para nunca mais voltar, pois vai realizar um sonho: viver, estudar e seguir carreira nas ribaltas do Velho Continente. Ao invés de entrevista-lo, preferi que Guarnieri fizesse um depoimento por escrito, com palavras de sua própria lavra para informar, com detalhes, essa decisão a nossas (os) leitoras e leitores e de seus fãs e amigos, bem como registrar para a posteridade a sua despedida da Capital da Amizade onde viveu, trabalhou e conviveu na Capital da Amizade do Brasil. Parte rumo a novas conquistas, deixando imensa saudade e cintilantes marcas de um mestre da arte mágica de brilhar nos palcos da vida! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

SENHORAS E SENHORES, COM A PALAVRA: GUARNIERI!

“Fui aprovado em terceiro lugar no Mestrado em Teatro na Universidade de Évora, em Portugal, a segunda Instituição de Ensino Superior mais antiga do país, atrás apenas da Universidade de Coimbra. Alcancei o terceiro lugar na colocação dos candidatos estrangeiros em apenas 7 vagas disponíveis. As aulas começam em setembro, início do ano letivo no país. Também fui aprovado, em segundo lugar, no Mestrado em Ciências da Educação, na Politécnico de Leiria, ao norte de Lisboa. Escolhi o programado de mestrado em Teatro, pois é o que me salto aos olhos. Uma grade curricular intensa, que contempla toda teoria, história, clássica e método para o ator. É minha paixão. Passei por análise de currículo e uma banca com três doutoras da instituição com uma entrevista em todos os níveis. Escolhi o velho continente para me aventurar. Vivenciar esse momento. Anseio sempre por novas experiências, por conquistas e por abraçar as oportunidades que faço surgir com muito esforço e dedicação.

SOBRE UMUARAMA E UNIPAR:

“Há 8 anos, eu saía da minha cidade Natal, no interior de São Paulo, Poloni, com destino a Umuarama, município que me acolheu, fazendo jus à etimologia do seu nome “lugar alto, ensolarado onde os amigos se encontram”. Dito e feito! Foi desta forma, indelével, afetiva, que fui abraçado. Despeço-me desta cidade colossal, de gente de sorriso largo, de calor humano. Minha história em Umuarama não se desvincula da UNIPAR. Foi nesta Instituição de Ensino Superior que fomentei e respirei arte.

Foi na UNIPAR que pude executar todo o meu aprendizado em artes cênicas, conseguido com muito orgulho numa das melhores escolas de teatro da capital paulista. Foi com o grupo do meu coração, PITORESCO GRUPO DE TEATRO UNIPAR! Quantas peças incríveis, quanto talento passou por ele. É a parte que mais me dói, deixar um grupo que conquistou o carinho do público umuaramense trazendo literatura, clássicos policiais, infantis e comédia. Umuarama e UNIPAR pertencem ao meu coração. Ainda, vale mencionar o meu amor pela educação. Nos colégios privados Prisma, Sapiens, Geração Cima e na rede pública da Secretaria de Estado da Educação, pude ser professor de História da Arte, Filosofia, Sociologia, Legislação e Língua Portuguesa. Alunão que levarei para sempre na certeza de encontrá-los futuramente, cada um com suas profissões e com as mais lindas lembranças. Quero deixar meu abraço a todos os artistas umuaramenses: atores, cantores, bailarinos, dançarinos, artesãos, pintores, escritores, enfim, a todos os colegas que comungam do amor pela arte.

LEMBRANÇAS, ETERNAS LEMBRANÇAS!

Ainda, voltando à Capital da Amizade, fui incrivelmente feliz na conquista de amigos. AMIGOS, de verdade, em caixa alta. Levo comigo irmãs e irmãos, de coração, de alma, que estiveram ao meu lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, em todos os dias de minha vida... aqui! E estarão em meu coração aonde quer que eu vá. Não poderia deixar de agradecer a toda imprensa de Umuarama, em especial a ti, Tio Italo, propagador profícuo da arte! Suas palavras, assim como todos os outros meios de comunicação em Umuarama, desempenharam papel fundamental e gentil na construção de uma cidade mais esclarecida, apreciadora da arte e da diversidade cultural. Obrigado e obrigado! Quanto às expectativas? São as melhores, mas são as reais, sem romantismo! Sempre fui um lutador, trabalho desde os meus 11 anos.

Na Europa, não terei vida monárquica, vou suar, trabalhar, estudar e arrebanhar o que mais amo nesta vida: conhecimento/ experiência. O mais incrível da vida é que, seja na Europa, na Oceania, na América, na sarjeta, numa poxa d’água, com euro, com real ou com dólar, a única maravilha que levamos desta vida são as relações que construímos, as nossas pontes, as nossas ligações. E assim vou-me embora desta terra, num emaranhado de relações vívidas.

Luiz Fernando Guarnieri Passos Nome artístico: Luiz Fernando Guarnieri 30 anos Bacharel em Direito, Licenciado em Sociologia e Língua Portuguesa e Ator. Especialista em Docência do Ensino Superior, Metodologia do Ensino de Artes, Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e EAD com ênfase em tutoria. Agora, inicia sua mais nova empreitada, rumo ao Mestrado em Teatro, em Portugal. Pensando em planos futuros, antes mesmo de iniciar o mestrado, é cursar o doutorado em artes, na França”.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também