Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA DUPLICAÇÃO DE ACESSOS MOBILE
CADA DIA PIORA...
Covid: Aumenta o perigo no Paraná!
Paraná é o 2º estado com + casos e tem a maior taxa de contágio no Brasil!
Publicado em 20/05/2021 às 11:06 Italo
Covid: Aumenta o perigo no Paraná!

Há três meses com uma taxa de ocupação superior a 90% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, o Paraná até hoje não se recuperou do colapso no sistema de saúde causado pela terceira onda pandêmica. Ainda assim, já são claros os sinais de que o Estado para mais um momento de pico na crise sanitária, aparecendo, inclusive, como um dos ‘epicentros’ da pandemia no Brasil neste momento. Conforme dados do Farol Covid, atualizados ontem pela equipe do Coronacidades, o Paraná apresenta atualmente o segundo maior número de casos novos de Covid-19 no País, além de se ‘destacar’ também como a segunda unidade da federação com a maior taxa de contágio pelo novo coronavírus, o que indica uma tendência de agravamento da situação nos próximos dias ou semanas.

Ainda no início de abril, por exemplo, a média móvel (últimos 7 dias) de casos novos da doença pandêmica chegou a estar em 27,03 para cada 100 mil habitantes. Ontem já estava em 45,26, o que aponta um aumento de 67,4% em pouco mais de um mês. Em todo o país, apenas o Rio Grande do Norte, com 79,55, tem um número tão elevado de casos novos neste momento. Além disso, o estado também apresenta a segunda maior taxa de contágio pela doença, o R(t), que estava em 1,07, inferior apenas ao verificado no Rio de Janeiro (1,21). Os cariocas, no entanto, ainda apresentam uma média móvel de casos novos menor (25,81), além de terem mais leitos de internação à disposição (19 para cada 100 mil habitantes ante 17 do Paraná). Por fim, no que diz respeito à média móvel de óbitos, o cenário atual é menos dramático do que o verificado no começo do último mês. Nos últimos sete dias o Paraná registrou 0,97 óbitos por 100 mil habitantes, a 10ª maior taxa do país, mas um número 33% inferior ao verificado em 8 de abril (1,45).

TRAGÉDIA: PARANÁ JÁ TEM QUASE 25 MIL MORTES!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) divulgou na quarta-feira (19) mais 7.029 casos confirmados e 202 mortes pela Covid-19 no Paraná. Com isso, o estado já acumula um total de 1.033.452 infecções confirmadas, com 24.916 óbitos, sendo possível (e até provável) que no boletim de hoje seja superada a marca de 25 mil óbitos. Para se ter noção da tragédia que isso representa, entre os anos de 2015 e 2019 o Paraná registrou uma média inferior a 75 mil óbitos anuais, conforme dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Em menos de um ano e dois meses, então, uma única e nova doença foi responsável por matar o equivalente a um terço do total de mortes em um ano ‘normal’.

FONTE: Coronacidades

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também