Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
CAMINHAR É......
Um santo remédio para a mente!
Passear é uma ótima forma de tratamento preventivo contra a depressão
Publicado em 14/04/2021 às 10:24 Italo
Um santo remédio para a mente!

É triste dizer, mas a depressão está no ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com o problema atualmente – houve um aumento de 18% entre 2005 e 2015. E a tendência é que esse número não pare de crescer em virtude dos problemas causados pela pandemia à humanidade.

O agito dos grandes centros urbanos prejudica a saúde física e mental. As poluições sonora, visual e atmosférica somadas ao enclausuramento (isolamento social) do dia a dia contribuem com o desencadeamento de problemas pulmonares, cardíacos e emocionais. Diante deste contexto, a ciência vem mostrando que praticar atividades ao ar livre, em contato com a natureza, é o que precisa ser incorporado na rotina das pessoas como forma de tratamento preventivo.

CAMINHAR É UM SANTO REMÉDIO

Pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, reuniram 168 voluntários e colocaram metade para passear em florestas e o grupo restante para andar nos centros urbanos. As pessoas que tiveram contato com a natureza mostraram em geral uma diminuição de 16% no cortisol (hormônio do estresse), 4% na frequência cardíaca e 2% na pressão arterial.

Caminhar é um santo remédio para o físico e para sua mente, melhora a sua qualidade de vida, eleva o seu espirito. Enquanto você caminha “coloca as suas ideias no lugar”, estimula a sua criatividade, alivia as tensões, “desintoxica a mente”. Mas, observe este detalhe: caminhe desconectado de aparelhos celulares, aproveite para conversar com você mesmo, admire a paisagem… Se for durante o dia tomar aquele banho de sol e estimular a vitamina D (lembre-se o sol antes das 10 horas ou depois das 16 horas, passe protetor solar e se mantenha hidratado).

A CIÊNCIA PROVA OS BENEFÍCIOS

Confira a lista de benefícios que caminhar traz, benefícios cientificamente comprovados:

-Reduz a pressão arterial;

-Beneficia o seu pulmão;

-Ótima prevenção contra a osteoporose;

-Espanta a depressão;

-Você fica de bem com a vida (sensação de bem-estar);

-Seu cérebro fica mais saudável , produtivo e criativo;

-Caminhar mantém o peso em equilíbrio e emagrece;

-Equilibra a vontade de comer;

-Previne contra derrames, infartos e diabetes.

E não se esqueça nunca disso:

O melhor lugar para fazer sua caminha diária são os bosques, ou praças bem arborizadas, ou passear na zona rural ou caminhar por calçadas bem arborizadas e sem pedestres para evitar contaminação.

FONTE: Organização Mundial da Saúde (OMS)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também