CUIDEM-SE!
Eles são inimigos do seu estômago!
Alimentos ácidos, condimentados ou gordurosos costumam cair como uma bomba em estômagos mais sensíveis. É comer e logo sentir aquela azia e queimação seguida de diarreia... Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior. O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH vai de 1,5 a 2, mas em pessoas com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, onde 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino; o pH da água é 7. Segundo cirurgiões do aparelho digestivo, a gastrite é uma inflamação da parede do estômago e acontece quando a acidez aumenta tanto que começa a agredir o órgão. Quando essa inflamação evolui, pode causar feridas mais graves, a úlcera. Mas é possível ter úlcera sem ter apresentado gastrite. Excesso de acidez no estômago causa úlceras e gastrite.
SÍNDROME DO REFLUXO ÁCIDO
Um estudo norueguês revela que o número de pessoas que sofrem de refluxo ácido, pelo menos uma vez por semana, subiu quase 50%, nos últimos 10 anos. As mulheres parecem ser mais suscetíveis à doença do que os homens. Isso preocupa bastante, pois é possível levar a um risco de câncer do esôfago, para ambos os sexos.
CONFIRA OS ALIMENTOS MAIS 'BOMBÁSTICOS'
Alguns alimentos mais 'bombásticos' que provocam sérios problemas para o seu estômago:
VINAGRE: o tempero aumenta a acidez no estômago;
ALHO E CEBOLA: são conhecidos temperos fortes e picantes que agravam o refluxo ácido;
PIMENTA-DO-REINO E OUTRAS: todas as pimentas são ricas em capsaicina, que provocam fortes azias e diarreias;
BEBIDAS ALCOÓLICAS: possuem substâncias que aumentam a produção de ácido no estômago e pode irritar o revestimento gástrico;
FRUTAS CÍTRICAS: os sabores cítricos, como limão e laranja, aumentam a acidez no estômago;
HORTELÃ: aromas de hortelã e menta estimulam a produção de ácido, mesmo apresentando um efeito calmante no primeiro momento;
Obviamente, esses não são os únicos alimentos que causam males ao aparelho digestivo e, consequentemente, à saúde das pessoas. Quem ainda não tem algum mal provocado pelo consumo de tais produtos, deve se prevenir para evitar consequências. E isso só é possível com mudanças de hábitos de vida, entre eles os alimentares.
QUEIMAÇÃO NO ESTÔMAGO OU DIARREIA? PROCURE UM ESPECIALISTA!
Está sentindo uma queimação no estômago? Procure um especialista e faça um exame.
FONTES DE PESQUISA CLIQUE AQUI