Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - 2 dose completa mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
CUIDEM-SE!
Eles são inimigos do seu estômago!
Confiram os alimentos que caem como uma bomba no aparelho digestivo!
Publicado em 28/01/2021 às 12:00 Italo
Eles são inimigos do seu estômago!

Alimentos ácidos, condimentados ou gordurosos costumam cair como uma bomba em estômagos mais sensíveis. É comer e logo sentir aquela azia e queimação seguida de diarreia... Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior. O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH vai de 1,5 a 2, mas em pessoas com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, onde 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino; o pH da água é 7. Segundo cirurgiões do aparelho digestivo, a gastrite é uma inflamação da parede do estômago e acontece quando a acidez aumenta tanto que começa a agredir o órgão. Quando essa inflamação evolui, pode causar feridas mais graves, a úlcera. Mas é possível ter úlcera sem ter apresentado gastrite. Excesso de acidez no estômago causa úlceras e gastrite.

SÍNDROME DO REFLUXO ÁCIDO

Um estudo norueguês revela que o número de pessoas que sofrem de refluxo ácido, pelo menos uma vez por semana, subiu quase 50%, nos últimos 10 anos. As mulheres parecem ser mais suscetíveis à doença do que os homens. Isso preocupa bastante, pois é possível levar a um risco de câncer do esôfago, para ambos os sexos.

CONFIRA OS ALIMENTOS MAIS 'BOMBÁSTICOS'

Alguns alimentos mais 'bombásticos' que provocam sérios problemas para o seu estômago:

VINAGRE: o tempero aumenta a acidez no estômago;

ALHO E CEBOLA: são conhecidos temperos fortes e picantes que agravam o refluxo ácido;

PIMENTA-DO-REINO E OUTRAS: todas as pimentas são ricas em capsaicina, que provocam fortes azias e diarreias;

BEBIDAS ALCOÓLICAS: possuem substâncias que aumentam a produção de ácido no estômago e pode irritar o revestimento gástrico;

FRUTAS CÍTRICAS: os sabores cítricos, como limão e laranja, aumentam a acidez no estômago;

HORTELÃ: aromas de hortelã e menta estimulam a produção de ácido, mesmo apresentando um efeito calmante no primeiro momento;

Obviamente, esses não são os únicos alimentos que causam males ao aparelho digestivo e, consequentemente, à saúde das pessoas. Quem ainda não tem algum mal provocado pelo consumo de tais produtos, deve se prevenir para evitar consequências. E isso só é possível com mudanças de hábitos de vida, entre eles os alimentares.

QUEIMAÇÃO NO ESTÔMAGO OU DIARREIA? PROCURE UM ESPECIALISTA!

Está sentindo uma queimação no estômago? Procure um especialista e faça um exame.

FONTES DE PESQUISA CLIQUE AQUI

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também