Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Dia dos Pais 8 de Agosto
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - CAMPANHA NIVER 63 ANOS
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
O MUNDO MUDOU!
Facebook vai lançar moeda digital!
Novo dinheiro já tem nome: Libra e será lançada em janeiro de 2021
Publicado em 07/12/2020 às 10:34 Italo
Facebook vai lançar moeda digital!

Facebook, a maior empresa de redes sociais do mundo, entra no mercado internacional de serviços financeiros. Seu fundador, Mark Zuckerberg, anunciou na semana passada que a criptomoeda terá o nome de Libra e está pronta para ser lançada já em janeiro de 2021! Os especialistas em economia do mundo inteiro opinam que a Libra é uma moeda digital que promete ser mais estável que as criptomoedas já existentes e mais acessível à população. Para poder usá-la, tudo o que basta é um smartphone, conta na rede social e um documento de identificação, como o CPF. A Libra será lastreada pelo dólar. “O objetivo é que se torne um dinheiro universal e de fácil transação. Queremos oferecer uma moeda global e uma estrutura financeira que permita a milhões de pessoas a ter acesso à economia do mundo e guardar seus bens com segurança”, informou o líder da área de blockchain do Facebook, David Marcus, responsável pelo projeto.

ELA CHEGA PARA MUDAR A DINÂMICA DA ECONOMIA GLOBAL

Se for adotada em larga escala, a Libra pode mudar a dinâmica da economia global, pois é uma moeda privada, sob a qual os bancos centrais dos países não terão muito poder de atuação, apenas de regulamentação. As empresas de pagamento convencionais se preocupam, pois estariam em risco, uma vez que as transações poderão ser feitas via WhatsApp ou Messenger – e isso vale para operações simples do dia a dia, como o pagamento de boletos por leitura de código de barras, e também transferências milionárias. Todas as pessoas – mas em especial a quem tem um celular na mão e não possui uma conta no banco pode utilizar a Libra. O Facebook tem 2,7 bilhões de usuários em seus diversos apps, e segundo o Banco Mundial, 1,7 bilhão de pessoas ainda não possuem conta em banco no mundo. Uma moeda online atrelada a uma rede social vai permitir que o dinheiro se mova com maior rapidez entre países, especialmente em regiões emergentes, onde é difícil que pessoas comuns abram contas de banco ou façam compras online.

SEGURANÇA                                                             

A Libra tem um tesouro real próprio – cada um dos participantes do consórcio Libra Association, que definirá suas regras, teve de fazer um depósito de US$ 10 milhões. Esses recursos estarão atrelados a depósitos bancários e títulos públicos de bancos centrais estáveis e governamentais, para evitar a alta volatilidade.

TAXAS DE JUROS MAIS BAIXAS

Outro detalhe; com a Libra será possível realizar pagamentos e transferências com taxas de juros mais baixas que as praticadas atualmente, pois a moeda poderá ser movimentada via Messenger e WhatsApp, por exemplo, e ainda ser usada em diferentes plataformas de pagamento e carteira digital, como o PayPal e o Mercado Pago.

FONTE: Agências internacionais

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também