ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!
Umuarama: saúde à beira do colapso
Os leitos para Covid-19 nos hospitais estão lotados e pacientes estão sendo transferidos para outras regiões.
A direção da 12ª Regional de Saúde convocou autoridades de saúde, médicos e representantes dos hospitais de referência no tratamento de pacientes com Covid-19, para reunião em caráter urgente, realizada na tarde deste sábado (15), na sede da 12ªRS., para analise da situação do enfrentamento da doença na região.
A conclusão é que o sistema está à beira de um colapso. Dos 20 leitos de UTI credenciados em Umuarama, 18 estão ocupados hoje. Nas enfermarias a taxa de ocupação é de mais de 70%. Pacientes dos municípios pertencentes a 12ªRS já estão sendo removidos para outras regionais por falta de leitos.
“Se os números continuarem aumentando, dentro de um mês pode faltar medicamentos anestésicos. As enfermarias também estão lotadas. A média esperada de pacientes internados é de: para cada três leitos de enfermaria ocupados, um leito de UTI estaria ocupado. Nossa taxa está de um para um, o que aumenta ainda mais nossa preocupação”, disse a diretora da 12ªRS, enfermeira Viviane Herreira.
A secretária de saúde de Umuarama, Cecília Cividini disse o Estado e também o município não têm medido esforços no controle da Pandemia e cobrado, através dos mecanismos legais, o cumprimento das normas. Mas a adesão do cidadão é fundamental.
“A população relaxou com as medidas preventivas e o distanciamento social. Não é o momento para isso. Estamos vivendo o pico da doença aqui na nossa cidade e na nossa região”, destacou Cecília.
FONTE: Movimento Sáude/Rosi Rodrigues