PARAÍSO RURAL
O imenso jardim de 300 mil girassóis
O girassol é uma das mais belas e admiradas plantas da face do planeta Terra. Ela é única, não tem similar a ela. Ela é incrível até no próprio nome: girassol. Porque se chama girassol??? Durante séculos mil e uma lendas surgiram pelo mundo afora pelo fato dele girar para acompanhar a ‘viagem’ da Terra ao redor do sol.
A Ciência foi a única a descobrir que o que faz a planta acompanhar a posição do sol, do leste ao oeste, é um relógio biológico interno sincronizado com o ciclo circadiano, ou seja, que tem 24 horas de duração. A descoberta foi feita por cientistas e pesquisadores da Universidade Davis, da Califórnia (EUA). O fenômeno só ocorre quando os girassóis ainda estão em fase de crescimento, porque o lado que recebe menos luz cresce mais e isso faz que o caule incline.
Este é o primeiro exemplo, na natureza, onde o relógio interno modula o crescimento do girassol. Depois de se tornarem plantas adultas e florescerem, elas param de seguir o sol e se posicionam apenas para o leste. Isso acontece porque as flores buscam a primeira luz da manhã, assim se esquentam mais rápido e atraem cinco vezes mais os insetos polinizadores, fator essencial para a reprodução da espécie.
O girassol na verdade é um conjunto de até 2 mil microflores. Atualmente é uma das culturas agrícolas mais rentáveis no mundo, pois cerca de 90% da área plantada é usada na produção de óleos. Afinal, o girassol é o cereal (suas sementes) com maior teor de óleo por grão e, às vezes, o líquido responde por quase metade do conteúdo, servindo também como matéria-prima para sabonetes e tintas.
IMENSO ‘JARDIM DE GIRASSÓIS’ VIROU PONTO TURÍSTICO!
Se apenas um girassol já encanta o olhar de um humano, imaginem o impacto que um imenso ‘jardim’ com 300 mil girassóis causa em quem visita uma propriedade como a que existe no vizinho município de Mariluz! É realmente um cenário impressionante, inacreditável diria.
A plantação está situada à beira da rodovia PR 468 no trecho entre Mariluz e Umuarama. O empreendimento agrícola de 7,26 hectares pertence aos irmãos Renato Trevisan e Luciano Trevisan. Eles escolheram plantar girassóis como forma de rotação de cultura - técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo e isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma de que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Antes eles cultivavam soja e milho.
Renato e Luciano nunca imaginaram que seu ‘jardim gigante verde-amarelo’ virassem o ponto turístico que virou: eles calculam que mais de 5 mil pessoas já foram visitar sua propriedade nos últimos dias. E tudo isso aconteceu quando os primeiros viajantes que passaram pela rodovia começar a fotografar a plantação e repercutir as fotos nas redes sociais. Virou uma loucura!
Há muito tempo um assunto não bombava com tanta intensidade como os ‘Girassóis de Mariluz’! E a explosão foi aumentando cada vez mais... Nos últimos dias, até modelos e empresários fashion de várias regiões do Paraná tem ido até lá fazer produções de publicidade de moda. Os irmãos Piovesan até agora não conseguiram voltar à realidade, para eles parece que estão vivendo um sonho!!!
Eles estão tão impressionados com o resultado que prometeram: “Em fevereiro faremos uma nova plantação!”. E fica o recado para os internautas: quem ainda não foi conhece os girassóis de Mariluz deve ir agora mesmo, porque já vão começar a murchar e secar, e depois acontecerá a colheita... (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
Vejam, admirem e compartilhem estas maravilhosas imagens captadas com absoluta exclusividade pela repórter fotográfica THAIS POLESI para o Portal Coluna ITALO!!!