Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
FASCINANTE!
Zunzuncito, a menor ave do mundo!
Assista o vídeo e se encante com essa maravilha da Natureza!
Publicado em 19/06/2020 às 18:00 Italo
Zunzuncito, a menor ave do mundo!

No mundo existem cerca de 18 mil espécies de pássaros diferentes! E todas essas criaturinhas fascinantes são cheias de curiosidades e em cada uma dessas espécies podem ser encontradas inúmeras características diferentes, como cor, canto, tamanho, hábitos...

O tema desta reportagem do portal Coluna ITALO é ainda mais especial, porque trata-se do menor pássaro do planeta! Até seu nome popular é simpático: ZUNZUNCITO! Mas a ciência batizou-o de Mellisuga helenae e nos livros também é citado como Colibri-Abelha Cubano porque é quase do tamanho daquele laborioso inseto!

Mas, vamos chama-lo de Zunzuncito, como é tratado pela população da famosa ilha de Fidel Castro. Ele mede apenas entre 2,5 a 5 centímetros e pesa cerca de 2 gramas no máximo!!! Se for comparar, é do tamanho de uma unha humana... Uma curiosidade importante é que as fêmeas dessa espécie são maiores. Possuem bicos pontiagudos que usam para sua alimentação de néctar das flores.

Sua aparência varia: os machos sendo menores são mais chamativos para atraírem as fêmeas, nesse caso, alguns deles vão apresentar colorações vermelhas em cima da cabeça e pescoço. Mas não é uma cor-padrão, pois dependendo da época do ano e da área onde nascem em Cuba, possuem cores diferentes, todas verdadeiros encantos da Natureza.  Essas cores brilhantes fazem o passarinho parecer uma pequena jóia.

Os machos chegam a ficar com a cabeça toda cheia de penugens vermelha na cabeça e pescoço na época de reprodução. As fêmeas normalmente são maiores e suas cores são mais claras com um verde básico ou azul em cima da cabeça e costas, são menos chamativas para que não sejam vítimas fáceis. Apesar de pequenos, em seus habitats, esses beija-flores zumbidores (daí o nome Zunzuncito, em espanhol), querem chamar atenção de possíveis predadores.

Por este motivo a penugem aparece mais vivida e forte nos machos só na época de reprodução, e as fêmeas por serem as protetoras do ninho, ficam sempre menos chamativas, para se misturarem com as cores dos bercinhos dos filhotinhos construídos no meio da vegetação.

A fêmea põe apenas dois ovos por período. Os ovos são minúsculos, do tamanho de uma ervilha e são então incubados em um ninho que é feito com teias de aranha, líquens e cascas e é montado em formato de uma pequena taça, com apenas 2,5 centímetros de diâmetro.

TUDO A VER COM AS ABELHAS

O Colibri-Abelha Cubano leva este nome por ser um importante agente polinizador assim como as abelhas. O principal alimento dessa ave é o néctar das flores e, dessa forma, o animal torna-se um agente polinizador, pois passa por mais de 1500 flores por dia! Como um beija-flor, eles param em frente às flores usando suas asas que chegam a bater 90 vezes por segundo para mantê-los parados no ar.

A curiosidade principal é que mesmo sendo um animal tão pequeno, seu metabolismo é muito acelerado, sendo dessa forma muito importante que passa o dia todo recolhendo néctar, por isso visita tantas flores por dia: chega a consumir 8 vezes o tamanho de seu corpo em alimento por dia. Ele é rápido e forte e pode passar de um local para outro zumbindo como um helicóptero.

Reportagem-pesquisa: ITALO FÁBIO CASCIOLA

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também