ESTA É A REALIDADE!
Paraná enfrenta hoje 3 fortes crises!
Cruel realidade: O Paraná está enfrentando 3 fortes crises: da Covid-19, da dengue e a hídrica. Situação igual nunca vista em nossa história.
CORONAVÍRUS
Mesmo com a quinta maior população do país, o Paraná ocupa o 21º lugar do Brasil em registros da Covid-19, ficando atrás de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e Roraima.
Segundo boletim divulgado nesta terça-feira (26) pela Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), o Paraná registra 3.512 casos da Covid-19 e tem 159 óbitos em decorrência da doença. Mesmo assim, de acordo com dados do Ministério da Saúde, é o estado com menor número de casos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
DENGUE
A outra crise: O Paraná sofre com a maior epidemia de dengue da história! No período de agosto de 2019 até este mês de maio de 2020, o Estado registrou 180.340 casos confirmados de dengue e 139 mortes.
FALTA DE CHUVAS...
A terceira é a longa estiagem. Comparar secas é arriscado, pois vários fatores interferem na percepção da escassez. Mas o fato é que agora vários índices históricos já foram batidos. Em algumas situações, como medição em pontos específicos de rios sem água em que se podia atravessá-los a pé, já é possível dizer que é o pior cenário em mais de 100 anos!
Choveu nos últimos dias, mas as previsões são ainda mais desanimadoras: tudo aponta que continuará havendo escassez de chuvas. E para os especialistas em assuntos hídricos, o Paraná enfrentará mais seca nos próximos meses, com previsão de reflexos drásticos no abastecimento para a população e na produção agrícola e pecuária. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)