CORONAVÍRUS
Umuarama não terá ‘Paixão de Cristo’
Desde o século passado, mais exatamente da década de 1990, a comunidade católica de Umuarama cultua a tradição de assistir no alto do Morro das Antes um dos maiores espetáculos sacros produzidos no interior paranaense: A “Paixão de Cristo”, encenada todos os anos na Sexta-feira Santa pelo Grupo de Teatro São Francisco de Assis.
Este ano, pela primeira vez na história da Capital da Amizade, a peça não será encenada em obediência à quarentena provocada pela pandemia do coronavírus. O grupo, assim como todos os artistas e os promotores de eventos, estão proibidos por decreto municipal de promoverem eventos que reúnam plateias onde possa haver transmissão e contaminação dessa terrível doença.
Vale lembrar, inclusive, que o Grupo de Teatro São Francisco de Assis duas semanas atrás chegou a realizar um primeiro ensaio no Morro das Antenas poucos dias atrás. Mas, em seguida, foi anunciada a proibição de espetáculos públicos de qualquer natureza no município.
DECRETADA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Na quinta-feira 19 de março, o prefeito Celso Pozzobom assinou o Decreto nº 063/2020 declarando situação de emergência em Umuarama e dispondo sobre medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19) adotadas pela administração pública municipal direta e indireta nos espaços públicos municipais e no setor privado. Desde então estão cancelados eventos sociais, religiosos e culturais que possam causar aglomerações de pessoas e proibidas.
O grupo teatro chegou a anunciar em site de notícias de que adiaria a encenação da “Paixão de Cristo”, mas não revelou data (“Ainda não há uma nova data para a encenação” – escreveram). E talvez isso seja improvável de acontecer. Afinal, adiaria para quando??? Para o Natal??? Nada a ver... A única opção será adiar para... a Sexta-feira Santa do próximo ano, 2021!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)