Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
ASSISTA O VÍDEO!
A lenda do bom velhinho barrigudo!
Não foram publicitários que ‘criaram’ Papai Noel, não: ele existiu!
Publicado em 17/12/2019 às 09:14 Italo
A lenda do bom velhinho barrigudo!

Todos os anos rigorosamente podemos dos deparar com a imagem do Papai Noel quando chega o final do ano. O bom velhinho, com sua barba branca, barrigão, viajando em seu trenó se tornou definitivamente o maior símbolo consumista natalino.

Mas apesar de todos os anos você ter que conviver com essa lenda, você realmente sabe como a ‘ideia’ do Papai Noel se originou? Quais são os mitos e o que realmente aconteceu para que essa lenda se desenvolvesse?

Diferente do que a grande maioria das pessoas pensa, o Papai Noel não é uma figura criada pelos publicitários no início do século XX. Isso é fake News!

O bom velhinho que conhecemos hoje surgiu graças ao sincretismo entre várias culturas e religiões. Por esse motivo, é completamente errado atribuirmos uma única fonte e origem a esse mito.

Segundo os historiadores, o personagem que originou a imagem do Papai Noel que temos hoje, é a de São Nicolau. Era um arcebispo que viveu no século IV na região que hoje é a atual Turquia. Nicolau durante várias situações teria deixado moedas de ouro na porta da casa dos mais humildes que tinham muitas crianças com fome. Com o passar do tempo ele foi considerado santo e ganhou até mesmo um dia em sua homenagem,6 de dezembro, quando as pessoas costumavam trocar presentes entre si. A data é celebrada até hoje no mundo inteiro simbolizando a bondade.

Uma série de outras lendas germânicas e nórdicas também inspiraram o conceito de bom velhinho. E no final, a junção e a repetição dessas lendas resultaram no que conhecemos hoje.

No século passado é que foi ‘plantada’ a ideia d que a Coca-Cola ‘criou’ o Papai Noel... Existem muitos boatos por toda a internet que dizem que a empresa americana de refrigerantes teria ‘inventado’ o bom velhinho. Mas como vimos nessa matéria, a ideia de Papai Noel, mesmo que de maneira distorcida, já existia há muitos séculos atrás.

De verdade sim, é que a marca ‘repaginou’ São Nicolau antigo vestindo-o de gorro e trajes vermelhos. E isso so veio a acontecer em 1930, quando a Coca-Cola Company decidiu contratar os serviços do renomado ilustrador Haddon “Sunny” Sundblom para que ele desenhasse o Papai Noel para a campanha publicitaria da empresa daquele ano. Ele coloriu o Papai Noel numa alusão à cor a logo da marca de refrigerante.

A Coca-Cola então fez uma poderosa campanha na mídia da época lançando seu Papai Noel e popularizando a roupa vermelha como sendo a “veste padrão” do personagem. E essa ação vem se repetindo há quase 100 anos em todo o planeta, fato que ‘apagou da memória’ o antigo Papai Noel inspirado em São Nicolau... (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

São Nicolau foi quem ‘inspirou’ a criação do Papai Noel, personagem que hoje simboliza o Natal consumista (o verdadeiro ‘dono da festa’ é JESUS CRISTO!). Essa e muitas outras imagens do santo bondoso estão nos pergaminhos históricos guardados em museus da Europa que comprovam a existência dele no mundo antigo.

O Papai Noel da Coca-Cola, com seus trajes vermelhos e barrigão, foi lançado no século passado – há quase 100 anos atrás... Com incontáveis campanhas de propaganda, claro!, acabou caindo no esquecimento a história de São Nicolau – mas os documentos históricos preservam até hoje a memória do santo bondoso que saciava a fome das crianças pobres!

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também