Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
ELE CHEGOU LÁ!
Ator vai brilhar nos palcos de Sampa!
Luiz Fernando Guarnieri, o ator que conquistou Umuarama, estreia peça
Publicado em 17/12/2019 às 07:37 Italo
Ator vai brilhar nos palcos de Sampa!

Luiz Fernando Guarnieri é um nome conhecidíssimo em Umuarama! Ele é, seguramente, o personagem mais citado pela mídia quando o assunto é artes, cultura, especialmente quando o foco é o teatro – sua paixão maior!

Pois agora o nome Luiz Fernando Guarnieri atravessou fronteiras e já é comentado pelo jornalismo cultural na maior metrópole brasileira: São Paulo. Isso mesmo: Sampa, a poderosa Paulicéia!!!

Ele está preparado e pronto para viver aquela que considera a maior experiência de sua carreira como ator: estrear um espetáculo na Capital Paulista. Trata-se do solo "Simplesmente Geni", com uma hora de duração, inspirado na personagem de uma das mais famosas e polêmicas canções do cantor e compositor Chico Buarque - "Geni e o Zepelim". A encenação é assinada por Carlinhos Machado e a direção musical é de Rodolfo Schwenger.

A estreia será nesta semana, com apresentações na quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, no Espaço Open Arts, no histórico bairro Bela Vista.

"SIMPLESMENTE GENI"

"Simplesmente Geni" narra a trajetória do personagem Genivaldo, que encara inúmeros obstáculos para se tornar a travesti Geni. O solo protagonizado por Guarnieri convoca a plateia a refletir sobre a essência humana, recorrendo à poesia e à música (na montagem, há referências de nomes como Maria Bethânia, Carlos Dummond de Andrade, Cacilda Becker e Clarice Lispector).

A peça transcorre num consultório terapêutico, onde Genivaldo (Geni) responde aos questionamentos do psicólogo. Ao longo do solo, se estabelece a mudança de sua identidade de gênero.

"É um espetáculo desafiador em todos os sentidos, principalmente por conta do momento sombrio que vivemos na sociedade brasileira. No palco, vivo um homem em sua transição para mulher, uma pessoa bastante intelectualizada. Mas sei que, na vida real, é bem diferente. São poucas as oportunidades para travestis e mulheres trans", revela Guarnieri.

O espetáculo estrelado por Luiz Fernando Guarnieri nasceu a partir de um convite feito por Machado depois de assistir um vídeo em que o ator dramatizava a letra da canção de Chico Buarque. "Há cerca de um ano, foi realizado um seminário sobre violência para gestores de escola de Umuarama. Fui convidado para apresentar algo na abertura do evento. Foi quando pensei em 'Geni e o Zepelim', que é muito emblemático ao tratar do silenciamento e da violência sofrida por travestis e transexuais. Para essa apresentação, usei apenas a letra da música, dramatizando a sua poesia", conta.

O ator conheceu o renomado diretor Carlinhos Machado no tempo em que apresentava um programa de TV da Unipar com notícias voltadas ao universo cultural. "Eu viaja bastante para São Paulo, para fazer entrevistas com artistas de peças teatrais e musicais. O Carlinhos trabalhava com a atriz Claudia Raia na época. Nos conhecemos quando eu a entrevistei, mantendo uma amizade pelas redes sociais", recorda. "Quando ele viu o meu vídeo como Geni, entrou em contato sugerindo que montássemos algo juntos. Foi então que começamos a desenvolver uma dramaturgia que fosse além da letra da música do Chico Buarque”.

Guarnieri está voltando em grande estilo aos palcos de São Paulo. Digo voltando porque nos tempos em que cursava Artes Cênicas, o ator teve a oportunidade de subir ao palco do Teatro Maria Della Costa, quando apresentou, junto com sua turma de faculdade, o espetáculo "Réquiem Cabaré".

No entanto, a experiência não tem o mesmo sabor como a de agora, em que se apresenta como um ator profissional. "Estou em êxtase. É uma ansiedade boa - se é que ela existe (risos). Em São Paulo, as manifestações artísticas são mais intensas; o público é assíduo, respira arte, promove arte", comemora Guarnieri.

Depois das encenações de “Geni” esta semana em São Paulo, Guarnieri vai comemorar essa conquista curtindo as festas natalinas e de Ano Novo. Mas segredou a este repórter que após essa pausa vai iniciar uma temporada paulistana de "Simplesmente Geni" em janeiro.

ELE VAI SER UM SUCESSO!

Luiz Fernando Guarnieri é um jovem intelectual: é formado em Artes Cênicas pela Escola de Atores da Braapa, de São Paulo; seu currículo é enriquecido com graduação em Direito, Sociologia e Letras. Ele vive em Umuarama há mais de nove anos, onde conquistou uma legião de amizades e admiradores. E brilha com a sua amada arte, comandando o Grupo Pitoresco da Unipar, tendo produzido e dirigido espetáculos que marcaram época na Capital da Amizade.

Acompanho e divulgo as atividades de Luiz Fernando Guarnieri desde que chegou a Umuarama e turbinou as artes na Unipar. Pela sua experiência conquistada em apenas 28 anos de idade, mostrada nos palcos dos atores preparados por ele, estou certo que vai causar no Espaço Open Arts e atrair a atenção de produtores, mídia especializada e do culto público paulistano.

Ainda vamos ouvir, ler e assistir muitas reportagens desta estreia nacional de Guarnieri! Anotem para conferir depois! Daqui da Capital da Amizade, estamos torcendo e aplaudindo de pé o sucesso desse brilhante artista!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Luiz Fernando Guarnieri, ator admirado e estimado em Umuarama, estrela o solo “Simplesmente Geni”, que estreia em São Paulo nesta semana que antecede o Natal. Apaixonado por teatro desde criança, ele chega em grande estilo aos palcos da maior metrópole brasileira – é o topo do cenário artístico nacional!

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também