Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
DIA HISTÓRICO!
Mulheres passeiam no espaço sideral!
Vídeo: as primeiras astronautas a caminhar entre as estrelas!
Publicado em 23/10/2019 às 14:00 Italo
Mulheres passeiam no espaço sideral!

Duas astronautas protagonizaram juntas a primeira caminhada espacial apenas feita por mulheres. A missão de Christina Koch e Jessica Meir era somente reparar um controlador de energia na parte exterior da Estação Espacial Internacional (ISS).

A caminhada espacial teve início oficialmente na sexta-feira dia 18, às 12:38 horas, para substituir uma unidade de carga e descarga de bateria (BCDU), que parou de funcionar no fim de semana passado. Depois de 7 horas e 17 minutos de trabalho a mais de 400 quilómetros da Terra, conseguiram completar de forma bem-sucedida a sua missão.

APLAUSOS DO PRESIDENTE TRUMP!

Durante a caminhada e trabalho espacial, as astronautas destacadas receberam uma vídeo-chamada surpreendente: era nada mais, nada menos que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que entre felicitações lhes disse: “Vocês são mulheres muito corajosas e brilhantes!". Ninguém quis perder este evento histórico, milhares de pessoas seguiam em expectativa a partir da Terra a transmissão ao vivo da NASA, graças às câmaras que elas levavam nos seus capacetes.

Jessica vestia o traje espacial liso (capacete com o número 11), enquanto que Christina levava o traje com listas vermelhas (capacete com o número 18). O tema dos trajes deu realmente que o falar há alguns meses atrás, quando a NASA tinha agendada uma caminhada espacial exclusivamente para mulheres que não se concretizou. Teve de ser cancelada porque não estavam disponíveis os trajes com tamanho adequado às astronautas.

As astronautas Koch e Meir têm um histórico comum: ambas se juntaram à NASA em 2013, num ano em que metade da turma era feminina, sendo que Koch também vai concretizar outro recorde, ao tornar-se a primeira mulher a fazer uma missão de 300 dias no espaço (quase um ano inteiro!!!).

PORQUÊ ELAS?

Há uns dias atrás Koch, juntamente com outra colega da Estação Espacial Internacional, instalaram três novas baterias de lítio. Duas semanas antes detectaram que uma das válvulas que regula a entrada e saída de eletricidade não acendia corretamente. A NASA informou que os ocupantes da EEI não corriam perigo, e apesar desta falha tampouco foram afetadas as experiências científicas nem o laboratório espacial. Ainda assim, era imperativa a substituição da válvula e a tarefa de reparação podia ser totalmente levada a cabo por Koch e Meir.

A Agência Espacial assinalou que a tripulação feminina encarregada do trabalho não foi deliberada, deve-se apenas ao crescente número de mulheres astronautas e calhou simplesmente que trabalhassem juntas. As atribuições das tarefas executam-se tendo em conta quem está melhor preparado para realizá-las nesse momento, dado que os passeios espaciais não são fáceis e exigem um grande desafio físico e psicológico. Pode acontecer a qualquer integrante da tripulação e, pela primeira vez na história ocorreu que duas mulheres sairiam juntas e sozinhas fora da EEI.

FONTE, FOTOS E VÍDEO: NASA

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também