O FUTURO É AGORA!
Parque Tecnológico em Umuarama
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou na terça-feira (15) os certificados de credenciamento provisório para 18 parques tecnológicos do Paraná. A solenidade aconteceu no Palácio Iguaçu com a presença de autoridades e lideranças políticas de todo o Estado, entre eles o prefeito Celso Pozzobom, de Umuarama. Na oportunidade o governador lhe entregou em mãos o certificado do Parque Tecnológico de Umuarama.
MÁQUINAS E TERRENO
Como já foi informado anteriormente pela Prefeitura, a próxima etapa é a aquisição de máquinas e equipamentos para o Parque Tecnológico (R$ 500 mil) e construção/ revitalização de prédios públicos para implantar o Centro Tecnológico na antiga incubadora (R$ 2 milhões).
Vale frisar que já existe um projeto e um terreno disponível para a instalação do polo tecnológico de Umuarama: é uma área institucional de 8.684 m² no condomínio Grevilha Empresarial, no entroncamento das rodovias PR-468 com 323. A proposta reúne centro de pesquisa, laboratórios, barracões industriais de acordo com a demanda, pousada para pesquisadores e espaço administrativo, entre outras estruturas.
CRIAR ECOSSISTEMAS
O objetivo é criar ecossistemas mais unificados e sofisticados para empresas, incubadoras e instituições de pesquisa compartilharem conhecimento, equipamentos e recursos. A partir desse credenciamento, eles também poderão acessar recursos estaduais.
A comissão de credenciamento, instituída para avaliar as iniciativas, realizou visita em julho a fim de identificar o potencial da iniciativa de se tornar parques tecnológico, de forma a valorizar e fortalecer o ecossistema de inovação do Paraná.
Os parques tecnológicos são públicos e privados e ficam localizados em cidades onde existem universidades públicas e instituições privadas. As sete universidades estaduais são fundamentais nesse processo porque o que caracteriza a sua existência é a produção do conhecimento. Os parques também podem acessar o sistema paranaense de financiamento (BRDE e Fomento Paraná) ou receber investimentos por concorrências de editais.
Quem empreende nos parques tecnológicos, com bases científicas adequadas, pressupõe desenvolvimento econômico e social. Geram inclusão social, sustentabilidade e empregos de alta performance.
Entre os 18 parques previstos, 6 já estão em operação, 2 em fase de reestruturação e 10 na etapa de planejamento e implantação.
FONTE: Com informações Assessoria/Palácio Iguaçu
O prefeito Celso Pozzobom recebe da mãos do governador Ratinho Junior o certificado de credenciamento do Parque Tecnológico de Umuarama, em evento solene no Palácio Iguaçu.