CIDADE DO FUTURO!
Londrina investe em super trem-bala!
A cidade de Londrina será usada como vitrine por poderosos investidores chineses para a implantação de uma tecnologia inovadora sobre mobilidade urbana. Trata-se do MagLev, um sistema de metrô e trem-bala que funciona por levitação magnética, que ligando as cidades de Ibiporã, Londrina e Cambé. A notícia foi divulgada na tarde de hoje (23) e está bombando na internet e repercute nacionalmente!
Trata-se de um convênio entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) assinado para elaboração do estudo técnico para a implantação desse sistema, indicado para cidades de porte médio.
A tecnologia de origem chinesa prevê investimentos de até R$ 2 bilhões! Os fabricantes têm interesse em repassar a expertise no projeto, desde que haja um convênio com uma universidade pública para seu desenvolvimento. Na China, o sistema MagLev já é utilizado com sucesso por duas cidades de até 1 milhão de habitantes.
A princípio, o sistema liga os centros de Ibiporã e Cambé, passando pelo centro de Londrina, em uma futura estação que seria planejada na Avenida Leste-Oeste. A previsão é que boa parte do sistema seja subterrâneo, mas também com trechos elevados.
UM PODEROSO TREM DE ALTA VELOCIDADE!
As únicas alternativas ao invés de aviões hoje são: andar a pé, carro, ônibus, barco e trem convencional. Estes meios são muito lentos para a sociedade apressada de hoje. Entretanto, já existe uma forma que pode revolucionar o transporte do século XXI da mesma maneira que os aviões fizeram no século XX.
São os trens MagLev, que já existem em alguns países como a China e Japão (ver imagens), que usam o poderoso eletroímã para desenvolver esses trens de alta velocidade. O MagLev é pequeno para possibilitar a levitação magnética, o que significa que esses trens flutuam sobre um trilho usando os princípios básicos dos ímãs para substituir as antigas rodas de aço e trens de trilhos.
É uma invenção incrível que prova que o mundo já vive no futuro. Impressiona ver um trem-bala desses, com centenas de passageiros a bordo, levitando sobre uma linha em velocidades altíssimas de até 500 km/h! A sensação é de estar viajando por uma estrada de ferro curtindo as emoções como se estivesse voando de avião no alto do céu!!!
PIONEIRISMO NACIONAL!
Londrina é a primeira cidade do Brasil a iniciar estudos para a implantação do sistema MagLev. Um orgulho para os paranaenses!
FONTE: Agências de notícias