Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
AGRICULTURA MODERNA
Irrigação na zona rural de Umuarama
Programa inicia pela região Noroeste, onde predomina o Arenito Caiuá
Publicado em 16/09/2019 às 21:11 Italo
Irrigação na zona rural de Umuarama

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou na quinta-feira (12) o Programa de Irrigação, que tem como objetivo aumentar a produtividade agrícola e potencializar a produção do Paraná.

O programa começa pela região Noroeste do Estado, onde predomina o solo de Arenito Caiuá, numa área de 3 milhões de hectares. É uma região com déficit hídrico, mas com imenso potencial agrícola caso o solo seja corretamente irrigado. A iniciativa abrange os polos de Maringá, Paranavaí, UMUARAMA e Cianorte, onde predominam as bacias do Ivaí, Piquiri e Pirapó.

A previsão é que o incremento de produção atinja até 500% em algumas culturas e facilite o processo de integração lavoura-floresta-pecuária. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e foi desenvolvida com o apoio da cooperativa Cocamar. Entre as principais ações estão medidas para reduzir custos dos equipamentos, linhas de crédito, agilidade para a concessão de licença e outorga para o uso da água dos rios.

O Noroeste tem potencial de incrementar as suas principais culturas, como a cana-de-açúcar, mandioca, laranja, além de pecuária de corte e leite. Além disso, poderá adicionar novas para atender à crescente demanda por alimentos no mundo.

DESCOBRINDO AGORA A IRRIGAÇÃO...

O Brasil e o Paraná ainda estão longe da média mundial em áreas irrigadas. Enquanto no mundo o índice é de 40%, no Brasil está em 7,7% e, no Paraná, em torno de 1,6%, em função também de um bom regime de chuvas. Dados do IBGE apontam que a área cultivada no Paraná é de 9,4 milhões de hectares, mas apenas 155.782 hectares são irrigados.

Vale registro que a região Noroeste já foi um polo produtor de carne e que atualmente precisa incrementar a sua produção, mas é preciso fazer esse processo de integração lavoura-floresta-pecuária para produzir grãos, carne e madeira usando o ano todo. E agora introduzir o componente água.

USO INTELIGENTE DA ÁGUA!

O estímulo ao uso da irrigação, ao mesmo tempo em que garante maior produtividade, promove o incremento de renda, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida do produtor rural. É uma articulação da sociedade e do Governo para introduzir o uso de água de forma racional em um solo delicado.

Observa-se que há uma resistência do pecuarista no modelo lavoura-floresta-pecuária, mas agora estão vendo com clareza que o modo tradicional é inviável.

PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO

O programa está alicerçado em alguns eixos. O primeiro trata da redução de custos, particularmente com equipamentos. Para isso, estão previstos isenção de ICMS e diferimento tributário. Em relação ao crédito, o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) e a Fomento Paraná colocarão linhas específicas para os produtores que aderirem ao programa. No caso da Fomento, os juros poderão ser equalizados entre 1% e 3%, o que pode se traduzir em benefício de cerca de 70% para o agricultor familiar.

Na questão ambiental, está prevista maior agilidade para a concessão de licença e outorga para o uso da água dos rios. O objetivo é que, sem descumprir as exigências ambientais e de uso racional do solo, propriedades que se enquadrarem dentro de parâmetros estabelecidos pelos órgãos públicos, possam ter processos mais simplificados e rápidos.

Motores e bombas utilizados na irrigação exigem carga maior de energia. Por isso, o programa prevê parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para reforçar a rede, ampliando o sistema trifásico, que garante mais confiabilidade e segurança. A Copel também trabalha com tabelas de descontos para os participantes do programa, privilegiando sobretudo o uso da irrigação noturna. Ao mesmo tempo em que haverá incentivo à geração distribuída, utilizando-se, entre outras tecnologias, a energia solar e biomassa.

Entre os eixos do Programa de Irrigação também estão previstos projetos de tecnologia e inovação. Uma das propostas é a de compartilhamento de dados meteorológicos entre os institutos, particularmente Simepar e Iapar. Eles teriam como prever a ocorrência de chuvas e aplicar os dados às culturas desenvolvidas no campo. Isso possibilita que o produtor receba informações, no celular ou computador, sobre a necessidade ou não de irrigar, e, no caso de precisar, determinar a quantidade de água que deve ser colocada no campo.

O programa também pressupõe acompanhamento técnico da Cocamar junto aos agricultores e pecuaristas. Quem ingressar no programa deverá ter projetos técnicos aprovados.

DUPLICAR A PRODUÇÃO

Esse programa pode ajudar a região Noroeste a duplicar a produção de carne e multiplicar por dez a produção de grãos.

Segundo estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em áreas irrigadas corretamente se observa acréscimo médio de 62% na produção de soja, entre 100% e 150% em trigo, arroz e tomate, e acima de 150% em milho e algodão.

A capacidade produtiva do Noroeste pode alcançar patamares inimagináveis: um hectare da pecuária tradicional gera R$ 600 brutos por ano de faturamento ao produtor do Noroeste, enquanto o processo casado com irrigação e agricultura pode passar a um faturamento de mais de R$ 20 mil no mesmo espaço.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Um dos pilares do projeto é a maior agilidade para a concessão de licença e outorga para o uso da água dos rios. Para auxiliar esse processo, o governador Ratinho Junior autorizou a contratação de 151 servidores para o quadro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), encerrando um hiato de 33 anos sem concurso público. Também serão incorporados 220 novos residentes técnicos para auxiliar a gestão ambiental.

O intuito é de dar as orientações com celeridade para que o empreendedor possa adequar seu negócio à legislação ambiental. O caminho do futuro é crescimento alicerçado em desenvolvimento sustentável.

PESQUISA: Italo Fábio Casciola

FONTE: Secretaria da Agricultura PR

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também