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GIGANTE NO AR
O maior avião já fabricado no Brasil!
KC-390: moderno padrão para aeronaves de transporte militar
Publicado em 09/09/2019 às 18:32 Italo
O maior avião já fabricado no Brasil!

A FAB (Força Aérea Brasileira) recebeu na quarta-feira (4) a primeira unidade do avião militar cargueiro Embaer KC-390, durante cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A aeronave é o maior modelo planejado e produzido pela empresa no Brasil, que deve entregar outras 28 unidades para o governo brasileiro nos próximos anos.

Elas foram encomendadas pela FAB ao custo de R$ 7,8 bilhões em 2014. Parte do desenvolvimento da aeronave também foi custeado pelo governo brasileiro, com uma autorização do Congresso Nacional em 2009.

Maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira, o Embraer KC-390 estabelece um novo padrão para aeronaves de transporte militar de médio porte em termos de desempenho e capacidade de carga, além de contar com avançados sistemas de missão e de voo.

O KC-390 possui basicamente o mesmo tamanho do C-130, porém, voa mais rápido e mais alto. Capaz de transportar 23 toneladas de carga e atingir a velocidade máxima de cruzeiro de 860 km/h (465 nós), o novo avião trará expressivos ganhos de mobilidade para seus operadores, reduzindo consideravelmente os tempos de missão.

Extremamente flexível, o KC-390 poderá cumprir missões de transporte logístico militar, realizar lançamento de cargas e paraquedistas, executar reabastecimento em voo de jatos e helicópteros, conduzir operações de busca e resgate e evacuação aeromédica, bem como prestar apoio a missões humanitárias. Tudo isso numa única versão.

PROJETO BRASILEIRO

O KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer Defesa e Segurança para desenvolvimento e produção de um avião de transporte tático e de reabastecimento em voo. O programa representa um grande avanço em termos tecnológicos e de inovação para a indústria aeronáutica brasileira ao conceber uma aeronave desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria de mercado, com menor custo operacional e flexibilidade de realizar diversas missões: transporte de cargas e tropas, lançamento de cargas, reabastecimento em voo, busca e resgate, combate a incêndios florestais, cabine de carga configurável para missões de evacuação médica (Medevac); e avanços técnicos que incluíssem a tecnologia fly-by-wire, que diminui a carga de trabalho dos pilotos, favorecendo o cumprimento da missão e aumentando a segurança e a capacidade de operar em pistas curtas e semipreparadas. Um ano mais tarde, a FAB manifestou a intenção de adquirir 28 aviões de série e o projeto se consolidou.

FONTE: Agência Brasil e sites de aeronáutica

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

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