Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
AEROVIA
‘Umuarama à espera do Jatão’
A novela continua... Aguardem os próximos capítulos e um final feliz!
Publicado em 29/08/2019 às 08:28 Italo
‘Umuarama à espera do Jatão’

A linha aérea ligando Umuarama a Curitiba continua sendo notícia na mídia da cidade. Por falta de assunto, fizeram dela uma novela repetitiva, portanto cansativa...

Mesmo repisando a notícia, nunca vão poder confirmar a data oficial do início dessa ligação aeroviária com a capital porque dependem da fonte principal de informação: a ANAC. A própria empresa sabe bem disso e depende disso para confirmar a linha entre Umuarama-Curitiba.

Essa cansativa repetição por parte de assessorias de políticos, sites, jornais e tvs se arrasta há dois anos, mas em momento algum eles consultaram a ANAC para divulgar corretamente as notícias. Ou seja, a principal informação até hoje ninguém ficou sabendo...

Inclusive no início deste ano chegaram a anunciar que a chegada do primeiro voo da empresa Azul Linhas Aéreas, partindo de Curitiba a Umuarama, aconteceria neste mês de agosto ou começo de setembro... É claro que isso não acontecerá!

NOVELA COMEÇOU EM 2017

Desde 2017, quando começou a ser elaborado o projeto de modernização e ampliação do aeroporto local, a Prefeitura sabia que ele só poderia receber voos comerciais após a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). E essa decisão burocrática só será tomada depois de completamente concluídas as obras e instalados os instrumentos de comunicação e operação necessários exigidos para o funcionamento de um aeroporto.

A ANAC, vale informar, atua para promover a segurança da aviação civil e para estimular a concorrência e a melhoria da prestação dos serviços no setor. O trabalho da Agência consiste em elaborar normas, certificar empresas, oficinas, escolas, profissionais da aviação civil, aeródromos e aeroportos e fiscalizar as operações de aeronaves, de empresas aéreas, de aeroportos e de profissionais do setor e de aeroportos, com foco na segurança e na qualidade do transporte aéreo.

Repetindo: Portanto, cabe à ANAC a palavra final e oficial de quando Umuarama verá o início dessa nova fase do transporte aeroviário – antes diversas outras empresas atenderam a cidade e municípios vizinhos! O resto não passa de especulação...

UM AEROPORTO MODERNO

De uma coisa os umuaramenses e os habitantes das cidades vizinhas podem ter certeza: Depois de terminadas definitivamente essas obras, a Capital da Amizade poderá se orgulhar de dizer que tem um dos mais modernos aeroportos do Paraná! E isso é fruto de altos investimentos (R$ 7 milhões) e do longo trabalho de quase dois anos de equipes de engenheiros, técnicos, operários e máquinas da Prefeitura.

O novo aeroporto tem um belo terminal de passageiros e galpão para o serviço de combate a incêndios, que inclui garagem para o caminhão e um espaço para a equipe de plantão.

A pista de pousos e decolagens recebeu recapeamento com uma grossa camada asfáltica. Foram executadas obras de ampliação da pista, reperfilamento e correção de trechos deteriorados, alargamento das faixas laterais e ampliação da área de manobra das aeronaves, além de relocação da bomba de combustível e construção de via para acesso rápido do caminhão de combate a incêndios.

Outra etapa de obras no aeroporto compreendeu a reforma e ampliação da Estação de Embarque e Desembarque de Passageiros, implantação de esteira para bagagem, construção do Sescinc (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis), aquisição de móveis e equipamentos a serem instalados na estação, implantação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e por fim a elaboração dos planos, programas e recursos humanos para operação.

Pois bem, isto posto com os devidos detalhes, vamos continuar cultivando a paciência porque a linha aérea da Azul está cada vez mais próxima. E merece registro em alto relevo mais este detalhe: ela é uma das mais renomadas empresas aéreas do Brasil e sua presença será da mais alta importância para o desenvolvimento do Noroeste paranaense! Mas, enquanto ela não chega, bora pra Curitiba de busão! Talkei? (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também