Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
CURITIBA É FANTÁSTICA!
A primeira fazenda urbana do Brasil!
Taí uma ideia para Umuarama, que tem tantos espaços degradados
Publicado em 01/08/2019 às 11:11 Italo
A primeira fazenda urbana do Brasil!

Começou na segunda-feira passada (29) o plantio de mudas da primeira fazenda urbana de Curitiba. O terreno fica no bairro do Cajuru, e vai ser a primeira experiência do tipo no Brasil. No local, foram plantadas mudas de hortaliças como alface, rúcula e couve. Elas devem ser colhidas até setembro e vão ser doadas para entidades sociais. O prefeito da capital paranaense Rafael Greca fez questão de ir pessoalmente plantar as primeiras hortaliças na horta gigante.

Projetada para ocupar uma área de 4.435m² ao lado do Mercado Regional do Cajuru, a fazenda urbana será mantida com o que há de mais moderno em modelos de plantio e uso de energias renováveis - eólica e solar e reaproveitamento de água de chuva para a irrigação - e bioenergia. O projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a SMSAN.

“Desde já estamos arando a terra e preparando os canteiros, armando os espaços de compostagem para quando abrirmos a Fazenda Urbana já possa haver colheita”, explicou o prefeito Rafael Greca.

DIA DE CAMPO NA CAPITAL!

O primeiro dia de campo da Fazenda Urbana teve três estações de trabalho e o plantio foi feito com ajuda de 50 servidores da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, responsável pela fazenda.

Futuramente, o complexo produtivo contará com composteiras, estufas e hortas comunitárias com as mais variadas técnicas de cultivo. Jardins de Mel, com abelhas nativas sem ferrão, e espaços para a criação de pequenos animais também farão parte do empreendimento, que contará ainda com restaurante escola e banco de alimentos, além de infraestrutura para eventos e treinamento.

Em outubro ocorrerá a segunda fase de implantação da Fazenda Urbana, com a colheita deste plantio inicial e colocação de canteiros elevados, estufas para mudas, introdução de canteiros de panc's (plantas alimentícias não convencionais) e canteiros demonstrativos com o uso de diversos materiais recicláveis, tais como garrafas pet, telhas, madeiras e pallets.

“Nossa ideia é gerar sustentabilidade no espaço urbano, produzindo alimentos saudáveis e não envenenados. A natureza é sustentável, não precisamos inventar nada só observarmos a grande obra da Divina Criação”, disse Greca.

Na oportunidade, o prefeito de Curitiba fez uma observação muito importante: o terreno de 4 mil metros quadrados também propõe uma solução urbana para a cidade, transformando espaços degradados numa fonte geradora de grandes benefícios (alimentação) para a população.

PROJETO FAZENDA URBANA

Com previsão para entrega em fevereiro de 2020, a Fazenda Urbana é um projeto que visa divulgar as práticas e técnicas da agricultura urbana e organização comunitária com base no ciclo do alimento. Com esse projeto, a Prefeitura pretende capacitar as pessoas para a produção do próprio alimento fora das áreas rurais, ou seja, em suas próprias residências e em vazios urbanos. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

FONTE: Com informações e imagens da Prefeitura de Curitiba

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também