Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
EMANCIPAÇÃO
Data histórica esquecida: 25 de julho
Em 1960, nesse dia, foi criado um novo município no Paraná: Umuarama!
Publicado em 23/07/2019 às 19:57 Italo
Data histórica esquecida: 25 de julho

O dia 25 de julho é uma data importante no calendário oficial de Umuarama. Neste dia, a cidade marca mais um ano de emancipação política e administrativa. Fundada em 26 de junho de 1955, como distrito de Cruzeiro do Oeste, a cidade comemorou 64 anos de FUNDAÇÃO no mês passado.

Porém, só cinco anos depois de sua fundação é que Umuarama foi elevada de distrito à condição de município do Paraná, conquistando a sua EMANCIPAÇÃO política e administrativa,  deixando de pertencer ao vizinho município para iniciar sua própria história. E essa independência aconteceu oficialmente no dia 25 de julho de 1960.

O município de Umuarama foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo governador do Paraná na época, Moysés Lupion.

25 DE JULHO NÃO É FERIADO!

O dia 25 de julho figura no calendário oficial de Umuarama, mas não é comemorado festivamente como acontece com a data de fundação da cidade, que é um feriado municipal: 26 de junho. Ele apenas existe nos registros históricos, mas na cidade a vida segue normalmente todos os anos, com todos os setores da comunidade vivendo o seu cotidiano.

Isso acontece porque no dia 11 de abril de 1981 o então prefeito em exercício Jorge Vieira assinou a lei nº 669 declarando o dia 26 de junho, data da fundação do município, como FERIADO MUNICIPAL.

A mesma lei, no artigo 2º, determinou que “o dia 25 de julho, data da Emancipação Política do Município, passa a ser considerado PONTO FACULTATIVO, para o que o Executivo deverá Baixar Decreto próprio”. E assim vem sendo feito no decorrer das décadas, celebrando-se com maior pompa e circunstância a fundação do que a emancipação do município.

A HISTÓRIA

O município foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo governador do Paraná na época, Moysés Lupion. Portanto, neste dia 25 de julho de 2019, Umuarama completa 59 anos de vida como cidade emancipada.

E segue a história: a instalação oficial do município deu-se em 15 de novembro de 1961. Em 8 de outubro de 1961 foi realizada a primeira eleição para eleger prefeito e vereadores de Umuarama, sob a égide da Comarca de Peabiru. Hênio Romagnolli foi escolhido pelos eleitores como o primeiro prefeito, tendo atuado na gestão 1961-1965.

A Câmara Municipal foi instalada no dia 21 de novembro de 1961, em sessão de instalação que teve como presidente provisório o vereador mais velho da época, José Honório Ramos. O primeiro presidente da Câmara Municipal de Umuarama foi Otávio Barbosa da Silva, eleito naquela mesma sessão. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

O governador do Paraná na época, Moysés Lupion, foi o autor da criação do município de Umuarama em 25 de julho de 1960. Antes disso, era um pequeno distrito pertencente ao município de Cruzeiro do Oeste.

Primeira estação rodoviária (hoje Praça Arthur Thomas), em 1960, quando Umuarama ainda era distrito de Cruzeiro do Oeste; tempos depois foi construída a primeira pracinha, pelo primeiro prefeito, Hênio Romagnolli.

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também