Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
PUBLICIDADE
Internet, a preferida dos anunciantes!
Internet dispara e lidera nos investimentos com anúncios no Brasil!
Publicado em 10/07/2019 às 14:03 Italo
Internet, a preferida dos anunciantes!

A internet foi o meio que mais cresceu nos investimentos com publicidade em 2018. O investido em mídia digital avançou de R$ 2,43 bilhões em 2017 para R$ 2,92 bilhões em 2018, um aumento de 20%. A internet foi um dos dois únicos meios que tiveram alta e ainda abocanhou a segunda maior parcela do total investido em anúncios no Brasil.

Os números são do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que reúne as 78 maiores agências brasileiras, mas não todo o mercado. Portanto, os dados são parciais e refletem mais os investimentos em mídia tradicional. É um bom termômetro, mas a realidade do investimento em internet é provavelmente ainda maior.

LARGA VANTAGEM DA INTERNET SOBRE OUTROS MEIOS

A internet foi um dos dois únicos meios que cresceram entre 2017 e 2018. O outro foi mídia exterior (OOH), que subiu 9,7%. Os demais, como TV aberta, TV por assinatura, revistas e jornais, caíram.

VEJA A EVOLUÇÃO DA PUBLICIDADE DE 2017 PARA 2018:

Internet: de R$ 2,4 bi para R$ 2,9 bi (+20,3%)

Mídia exterior: de R$ 1,3 bi para R$ 1,4 bi (+9,7%)

TV aberta: de R$ 9,66 bi para R$ 9,64 bi (-0,1%)

TV por assinatura: de R$ 1,39 bi para R$ 1,22 bi (-12,4%)

Revistas: de R$ 344 milhões para R$ 256,6 milhões (-23,4%)

Jornais: de R$ 534,8 milhões para R$ 395,6 milhões (-26,9%)

INTERNET DETÉM SEGUNDA MAIOR FATIA DE PUBLICIDADE

O levantamento aponta que a internet deteve em 2018 a segunda maior fatia dos investimentos com publicidade no Brasil: 17,7%. A TV aberta lidera com 58,3% de participação. Mídia exterior vem em terceiro lugar com 8,4%.

CRESCIMENTO GERAL ABAIXO DA INFLAÇÃO

O relatório do órgão informou que o investimento em publicidade no Brasil foi de R$ 16,54 bilhões em 2018.

O crescimento do bolo publicitário total, em relação a 2018, foi de 0,57% --abaixo da inflação, que marcou 3,75% no mesmo período, segundo dados do IPCA/IBGE.

RECORTE É UMA PARTE DA REALIDADE DO MERCADO

Os números não retratam toda a movimentação de mídia, mas sim os pedidos de inserção das 78 maiores agências de publicidade atuantes no Brasil. Segundo cálculos do próprio Cenp, contemplam cerca de 60% do investimento total em mídia feito no Brasil.

Segundo Ana Moisés, presidente do IAB Brasil (Internet Advertising Bureau), entidade que reúne as principais empresas do mercado digital, as agências pesquisadas pelo Cenp representam uma parcela significativa, mas que está longe de ser uma fotografia do mercado. "Acreditamos que os números reais são muito diferentes. A parcela de internet, hoje, é muito maior. Passamos dos 30% há tempos", declarou a executiva.

Fora dos números do relatório estão os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como Google e Facebook.

Além disso, ficam de fora da conta agências internas, de mídias sociais, conteúdo, relações públicas, influenciadores, empresas de e-commerce e consultorias, além dos números de algumas companhias que não podem ser divulgados.

FONTE: Mídia e Marketing                                 

UOL - O melhor conteúdo

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também