Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
JÁ ESTÁ PRONTA!
Curtam a praça + bonita da cidade!
Prefeito Celso Pozzobom presenteou Umuarama com uma bela obra!
Publicado em 17/06/2019 às 09:49 Italo
Curtam a praça + bonita da cidade!

Umuarama, a Capital da Amizade do Brasil, está em clima de festa desde o início do mês. Seria repetitivo enumerar aqui as atrações que vem acontecendo – e outras ainda por acontecer – para celebrar o 64° aniversário de fundação deste polo econômico que se sobressai no Noroeste paranaense.

Mas um acontecimento que merece registro em alto relevo é que as obras de revitalização da Praça Santos Dumont, situada no coração da cidade, estão concluídas desde a semana passada e os umuaramenses e visitantes da região – que transitam por ali diariamente para ir ao trabalho, às escolas e para passear e fazer compras em nosso comércio – não resistiram e têm lotado o lugar todos os dias e noites para ver como ficou a praça depois desse ‘rejuvenescimento’.

Cá entre nós, desde que foi inaugurada, nos idos de 1970, a Santos Dumont nunca recebeu uma atenção como esta dedicada pelo atual prefeito Celso Pozzobom. Registros fotográficos feitos ao longo de décadas comprovam que ia se deteriorando, ficando cada dia mais feia e exibindo um aspecto de abandono, tanto é que havia virado morada de zumbis drogados nas madrugadas da Capital da Amizade. Pode isso???

UM CARTÃO-POSTAL FUTURISTA!

Mas vamos ao que realmente interessa: A revitalização completa da praça obedeceu ao projeto criado pelos arquitetos Febo de Carvalho Júnior e Pedro Carvalho.

O Portal Coluna ITALO no ano passado, quando o projeto foi anunciado, publicou com exclusividade e em primeira mão depoimentos dos arquitetos autores, relatando os detalhes do projeto de transformação da velha praça numa verdadeira Praça do Futuro!

Basta observar atentamente os detalhes, tanto textuais como nas imagens que publicamos ilustrando esta reportagem (de autoria do fotógrafo Matheus Cervejeira) e os leitores concluirão que a Santos Dumont está majestosamente bela, surpreendente e suas linhas arquitetônicas modernas saltam aos olhos da gente.

Vale conferir o que disseram Febo de Carvalho Jr e Pedro Carvalho em 2018, antes do início das obras: “A Praça Santos Dumont está localizada a uma latitude de -23,76º,  longitude de -53.31º e uma altitude de 446 metros. A Praça ocupa uma área aproximada de 12.000 m2. Foi projetada pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello no ano de 1970 e inaugurada no dia 31 de janeiro de 1972 na gestão do então Prefeito João Cioni Neto.

O conceito adotado para a praça foi de não alterar a configuração/desenho dela, apenas de enaltecer tudo o que está construído.

O pensamento que tivemos ao elaborar uma proposta sempre foi nos usuários, ou seja, em todos os canteiros foi disposto de pontos de travessia, em uma rua sim outra não, temos uma faixa elevada com faixa iluminada. Nas demais com faixa de pedestre, porém todos os canteiros foram ‘encurtados’ para conforto do usuário e disciplina dos carros. Pensando na disciplina do pedestre foi inserido concregrama (piso de concreto com grama) 1 metro de largura ao redor da praça, forçando ele a atravessar a rua no local determinado.

Já a revitalização da praça foi dotada de vários tipos de luzes em diferentes pontos. Nos espações verdes da praça locamos 200 postes tipo balizadores, postes metálicos com resina na ponta. Em todos os degraus vai ser colocada iluminação no ‘espelho’ das escadas. Em todos os bancos as luzes inseridas serão embutidas.  No monumento central disponibilizará de um piso iluminado e refletores para exaltar o mesmo.

A cobertura existente no palco será relocada para área de cobertura dos edifícios atuais na praça, gerando um espaço de convivência. Assim o espaço do palco existente se destinará para as bandeiras, comícios e shows.

Nas edificações existentes serão inseridos dois tipos de atividades, uma o café, onde nós denominamos o nome de Café 14 Bis. A outra atividade será um espaço para o Google Education, espaço para estudos e cursos.

Na parte inferior da praça em frente à avenida Paraná (Fios Dourados), terá uma reforma para colocação de uma pista de Skate e um muro artístico. Próximo a esta área incluímos a árvore digital, equipamento para distribuição de Wi-fi.

A praça ainda contará com acessibilidade, corrimãos em todas as escadas e vamos incluir equipamentos para crianças e Academia da Terceira Idade”.

PRESERVANDO A OBRA DO CRIADOR

Os dois arquitetos fizeram questão de ressaltar em alto relevo que o projeto original, criado por um dos mais renomados arquitetos brasileiros, continuará intocável: “Na verdade não interviemos no partido da proposta do Dr. Ícaro de Castro Mello. Temos essa consciência profissional, com 30 anos de atuação na área de projetos e docência. Como a vida é dinâmica e o espaço não é meramente contemplativo, adotamos uma postura de adaptar o projeto de 1972 para as expectativas e necessidades atuais.

Uma coisa interessante a ressaltar no projeto é que as luminárias, com resina e iluminação led, é criação do nosso estúdio. A faixa de pedestre iluminada, que é inédita no Brasil, também é criação do nosso estúdio. O entorno da praça, também foi preocupação do nosso estúdio na proposta”.

No mais, além de comemorar mais um aniversário de nossa Umuarama, está todo mundo convidado a visitar esse ‘novo’ cartão-postal da cidade. E aproveitar muitas atividades artísticas e de entretenimento que lá estão acontecendo neste mês de junho.

Pela repercussão positiva, a conclusão é que nossa gente voltou ‘a gostar’ da Santos Dumont, hoje com muito mais conforto, modernidade e opções de lazer e diversão. Vamos lá, gente: ela é realmente um aconchegante ponto de encontro dos amigos e das famílias! A gente se vê lá, talkei??? (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

FOTOS EXCLUSIVAS: Matheus Cervejeira

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também