Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
MAGIA URBANA
Umuarama colorida é pura poesia!
É o que mostram as fotos encantadoras da urbenauta Sônia Corá
Publicado em 16/06/2019 às 20:04 Italo
Umuarama colorida é pura poesia!

Há mais de 20 anos Sônia Corá fotografa a cidade e conhece todos os cantos e seus encantos. Faz isso todos os dias, virou hábito de seu cotidiano. “Amo Minha Cidade e não escondo, ne!”, confessa, provando que as imagens da Capital da Amizade que ela captou estão em todas as redes sociais, principalmente no Facebook, causando admiração e alegria àqueles que visitam seu perfil e encontram esses tesouros coloridos.

O detalhe é que Corá nunca teve uma câmera fotográfica, ela clica tudo que vê com seu celular, sempre à mão. É um S8+ Sansung. E ela não começou agora, essa paixão vem já de longa data, 1996, quando comprou seu primeiro celular na empresa que trabalhava na época (hoje é aposentada), a Casa Bahia. Quantas imagens? Perdeu a conta, foram tantas em tanto tempo...

Sobre esse hobby apaixonante, Sônia Corá explica que “é muito legal quando a gente faz alguma coisa que te dá prazer mesmo. Não sabendo nada de fotografia e nem tendo material adequado eu vou fazendo”, conta divertindo-se com sua arte.

“ADORO MOSTRAR MINHA CIDADE!”

“Adoro mostrar minha Cidade para quem não conhece e geralmente ficam encantados. Verdade!”. Ela faz questão que eu frise “Cidade” com C maiúsculo!!!

“No meu Insta recebo comentários de várias pessoas de lugares que nunca ouviram falar em Umuarama e quando veem as fotos se encantam, isso é uma maravilha”, diz ela gargalhando feliz.

Sônia Corá conhece Umuarama toda, de ponta a ponta, de Norte a Sul, de Leste a Oeste... Mas qual é o lugar que você mais gosta na nossa Capital da Amizade?

“Adoro a Praça Miguel Rossafa, já fiz muitas fotinhas lá... Parece que Eu e Ela combinamos né!”, ri novamente.

Qual a mensagem que você quer passar com tuas bonitas fotografias para as pessoas que te visitam nas redes sociais? Ela prontamente responde: “Que nem tudo está perdido, que temos que valorizar a parte 'Boa’ da Nossa Cidade! Que aqui não existem só problemas e que, às vezes, uma imagem vale mais que mil palavras!”, conta Sônia olhando suas fotografias no Facebook.

“Existem coisas que só acontecem uma vez, então essa é a importância da fotografia no meu ver, porque jamais eu vou passar no mesmo lugar e vai estar igual. Hoje fotografo um assunto e sai de um jeito... amanhã fotografo esse mesmo assunto é já sai diferente!”, conta ela.

CONCLUSÃO: SÔNIA CORÁ É UMA ARTISTA!

Depois de prosear com ela, concluí que para muitos, fotografar é uma profissão, mas para outros, ela é uma emoção. Também há quem diga que fotografar é um desafio a cada click, mas quando a fotografia vira uma paixão, é impossível não registrar até as mais simples cenas do dia a dia e fazer desse hábito uma arte. É isso, a meu ver, que Sônia Corá faz.

Eu penso que fotografar é acima da arte de escrever imagens com luz. É eternizar momentos, sorrisos e lágrimas, maneira de expressar o que se vê ou sente. No caso dela, é revelar a sua paixão por Umuarama, a Sua Cidade (com C maiúsculo!).

Diria mais: Sônia Corá, nesse contexto, é a urbenauta que navega/movimenta-se/transita/circula pelo vasto e (des)conhecido universo da cidade; ele anda por aí, seja na periferia ou no centro,  em bairros nobres e pobres da cidade onde vive. (Aliás, a palavra ‘urbe’ vem do latim e significa ‘cidade’ – Para Sônia, Cidade com C maiúsculo, viu!).

Isso me faz pensar que ser urbenauta é um estado de espírito, uma filosofia de vida. Assim como os astronautas e cosmonautas (hoje em dia menos presentes, pois os robôs e satélites quase que dão conta do recado) assim também o faz a nossa urbenauta.

Os instrumentos inerentes do ser urbenauta  são a sensibilidade, o olhar crítico, a vontade de ver e sentir a Cidade pulsando, viva, transbordando, reluzente ou escurecida, acolhedora (Capital da Amizade, né!), a moradia de mais de 100 mil pessoas que se conhecem ou não.

Fiquei encantado em conhecer uma umuaramense apaixonada por sua urbe. Fico aqui torcendo para que ela continue essa aventura, com viagens diárias pelos bairros, trazendo surpresas encantadoras que estão espalhadas por aí e que só Sônia Corá sabe descobrir e revelar pela mais poderosa via de comunicação já inventada pela Humanidade: a internet! Imagino como ela é feliz fazendo o que mais ama: fotografar sua Umuarama querida!!! Digo, nossa Umuarama querida!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Sônia Corá, apaixonada confessa pelas belezas de sua Cidade, que ela vem retratando há mais de 20 anos e divulgando-as pelas redes sociais.

Viaje pelos encantos de todos os cantos de nossa Capital da Amizade nesta coleção de lindas imagens assinadas por Sônia Corá, a urbenauta apaixonada por Umuarama!

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também