UMUARAMA
Nova rodoviária pronta antes do Natal
A construção do novo Terminal Rodoviário de Umuarama, no Parque Residencial Interlagos, vem ganhando ritmo. Com um esforço concentrado da administração municipal, a construção foi retomada no final de 2018, depois de uma nova licitação, e o recomeço foi complicado pelo desgaste da obra, devido ao período de abandono desde a desistência da primeira empresa contratada para o serviço.
“Foi um processo trabalhoso e burocrático até encontrarmos uma saída, extinguindo o primeiro contrato e acertando os detalhes com o Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedu), para a nova licitação. Agora, com o investimento de mais R$ 8 milhões, a expectativa é inaugurar rodoviária no primeiro trimestre do ano que vem”, apontou o prefeito Celso Pozzobom, que na sexta-feira, 1º, fez uma rápida visita ao canteiro de obras.
O orçamento inicial do Terminal Rodoviário foi de R$ 14 milhões 546 mil, dos quais menos de 50% – R$ 6 milhões 404 mil – foram executados e pagos no primeiro contrato, informou o diretor de Obras do município, Nelson Bigeschi Júnior. Em agosto do ano passado, a segunda licitação foi realizada e a empresa CDA Engenharia, de Joinville (SC), venceu a disputa com o preço final de R$ 8 milhões 66 mil.
Após readequar o canteiro de obras, a empresa está finalizado o sistema de drenagem pluvial, eliminando focos de erosão e preparando o solo para implantar pavimentação asfáltica. Ao mesmo tempo, vem realizando outros serviços como a construção de escadas, adequação do piso, colocação de revestimento cerâmico nos banheiros, tubulação de coleta e reaproveitamento de águas pluviais e alvenaria. O canteiro de obras foi limpo e os tapumes recuperados.
Em conversas com representantes da empresa, o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, informou que após o carnaval o corpo de operários será reforçado com trabalhadores de Umuarama, que serão contratados com apoio da Agência do Trabalhador. “Uma obra dessa dimensão precisa de um grande contingente de operários para o serviço avançar. Houve dificuldades logísticas no começo, devido a empresa ser de outro Estado, mas agora temos o compromisso de que o ritmo será acelerado”, disse o secretário.
Isamu lembra que o terminal terá 7.599 m² de área construída, somando 1.993 m² de calçadas, boxes e demais instalações, além de ampla área externa para circulação, plataformas, estacionamento, jardins e áreas de passeio para os usuários. A entrada e saída dos ônibus ficará no mesmo nível da Estrada Bonfim, que liga à rodovia PR-323, bem como as plataformas. Já áreas comuns, banheiros, guichês de passagens, lojas e praça de alimentação serão no piso inferior, com acesso à área de embarque por meio de escadas rolantes e elevadores.
O engenheiro Clayton Dambros, proprietário da CDA Engenharia, informou que inicialmente será finalizado o sistema de drenagem pluvial e implantada pavimentação. “Como o maior volume de serviço é acabamento, estamos preparando o canteiro para trabalhar 'no limpo'. Acredito que, não havendo imprevistos, entregaremos a obra dentro do prazo estabelecido (a obra foi reiniciada em outubro passado e, segundo o contrato, é de 11 meses)”, completou.
Imagens registradas esta semana: homens e máquinas trabalham em ritmo acelerado nas obras de construção do futuro terminal rodoviário de Umuarama.