Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - CAMPANHA NIVER 63 ANOS
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - arte nova mobile
DEMOROU MAS CHEGOU...
Alerta geral: Dengue em Umuarama!
Perigo: Há mais de 50 notificações de suspeitas da doença
Publicado em 27/02/2019 às 13:35 Italo
Alerta geral: Dengue em Umuarama!

A Secretaria da Saúde emitiu alerta sobre o crescimento da dengue no Paraná. Os casos autóctones (contaminação no próprio município) aumentaram de 346 para 483, espalhados em 70 municípios. No total, entre importados e autóctones, o Estado já registra 536 casos (na última semana eram 391). As notificações, por seu lado, aumentaram 17%, de 9.777 para 11.475 casos suspeitos.

Um dos indicativos para este aumento é o resultado parcial do levantamento de infestação predial. Entre os 267 municípios que já realizaram o trabalho, a infestação piorou em 147. O que significa que mais focos de mosquitos transmissores foram encontrados nos imóveis visitados.

UMUARAMA NO MAPA DA DENGUE!

Depois de dois anos sem registrar casos da doença aqui no município, a situação mudou. Informações do Comitê de Combate à Dengue confirmam o primeiro caso de dengue deste ano em Umuarama. Mas o comitê ainda não revelou o local (bairro) onde foi registrado. E mais: existem mais de cinquenta notificações de suspeitas da doença na Capital da Amizade!

Enquanto isso, a Prefeitura executa a todo vapor as ações do Bairro Saudável, promovendo  a maior ação já vista na cidade coletando montanhas de lixo e entulhos de ponta a ponta da cidade. Além disso, promove forte campanha alertando a população a manter seus quintais limpos para evitar que os mosquitos se multipliquem, aumentando ainda mais os riscos de contaminação.

EM JANEIRO SURGIU O PRIMEIRO ALERTA...

Em meados de janeiro veio o primeiro alerta de que Umuarama corria sério risco de entrar no mapa da dengue de 2019.

O Levantamento de Índice Rápido para Infestação do Aedes aegypti – o Liraa – mostrou em números o problema que vinha se aproximando: o índice ficou em 3,3%, ou seja, Umuarama estava na faixa de médio risco pelos órgãos de saúde. Mas, ao mesmo tempo, 21 bairros da cidade apresentaram índices de alto risco, ou seja, superior a 4%. No bairro Parque das Jabuticabeiras, por exemplo, o índice de infestação chegou a 13%!!!

Agora é esperar para ver os próximos boletins Comitê de Combate à Dengue. Vale relembrar pela milésima vez que Umuarama ficar fora da zona de risco da doença depende de seus moradores, seguindo as orientações e conselhos que vem sendo emitidos pelas autoridades sanitárias: manter a cidade limpa começando pelo quintal de sua própria casa! É isso! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também