Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
SAÚDE
Umuarama terá moderna UPA24h
Celso Pozzobom quer inaugurar a unidade no aniversário da cidade
Publicado em 15/01/2019 às 10:49 Italo
Umuarama terá moderna UPA24h

Está em andamento a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h que a Prefeitura de Umuarama vai implantar no antigo Posto de Saúde Central. A demolição para reforma, ampliação e adequação da estrutura foi iniciada ainda no final de 2018 e a expectativa de execução é de seis meses.

“Queremos inaugurar essa unidade no aniversário da cidade, em junho, desde que não haja imprevistos. O novo PA vai atender à população dia e noite, em casos de urgência e emergência. Haverá classificação de risco e apenas os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

Conforme a Prefeitura, a mudança para a nova unidade faz parte de uma série de melhorias que a Secretaria Municipal de Saúde está implantando no setor. Nas últimas semanas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – responsável pela prevenção e atendimento a portadores de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e Aids – foram transferidos para o antigo Hospital Santa Maria, na Avenida Rio Branco – ao lado do Pronto Atendimento atua.

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Na próxima semana, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) também inicia o atendimento nesse novo endereço. “O próximo passo é a construção da nova sede da unidade, que passará a atender 24h, e também a Policlínica, que abrigará as especialidades médicas em uma nova estrutura, ao lado do futuro PA. São mudanças importantes que estamos realizando com altos investimentos, para oferecer melhores condições de atendimento à população”, apontou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

A secretária lembra que a implantação do PA 24h tem uma contrapartida do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) e representa o investimento de R$ 2,963 milhões. “Após as adequações e ampliação, o prédio terá 1.326,91 m² com novos equipamentos, equipe ampliada e toda a estrutura para prestar um atendimento de excelência à população. Esta é uma preocupação do prefeito Celso Pozzobom, que tem na saúde uma de suas maiores prioridades administrativas”, completou Cecília, lembrando a grande demanda de pacientes acolhidos diariamente pela unidade.

O prefeito reforça que além de melhorar a infraestrutura e dar mais conforto à equipe e usuários, a mudança representa economia com o aluguel que deixa de ser pago. “Alojando o PA em um prédio próprio poderemos devolver o imóvel usado atualmente ao proprietário, economizando cerca de R$ 185 mil anuais, que poderão ser investidos em mais serviços na própria área de saúde”, afirmou Pozzobom.

EQUIPAMENTOS

Destacou ainda que a Secretaria de Saúde já tem encaminhados equipamentos novos (incluído aparelho de raio-X digital) e toda a mobília para instalar na nova unidade, “que será um divisor de águas no atendimento emergencial”, disse. “Com o curso de Medicina, teremos mais médicos, técnicos e estagiários para dar melhor atenção aos pacientes. Será um ganho de qualidade que a população de Umuarama ainda não imagina no atendimento à saúde, integrando humanização com atualização tecnológica e uma melhoria substancial na infraestrutura”, completou o prefeito Celso Pozzobom.

INVESTIMENTOS

Nos últimos dois anos, o Pronto Atendimento Municipal substituiu enfermeiros terceirizados por seis efetivos, acrescentou um médico no turno da noite e finais de semana; implantou classificação de risco, que permite priorizar os pacientes mais graves, e sistema de prontuário eletrônico (100% informatizado); incorporou 20 novos tipos de medicamentos para atendimento de urgência e emergência além de materiais e equipamentos, como máscara laríngea, bomba de infusão, ventilador pulmonar, eletrocardiógrafo, cama elétrica, carrinho de emergência.

A unidade criou ainda um programa de educação permanente para os profissionais; assegurou mais conforto para profissionais e usuários, através da pintura, colocação de ar-condicionado em todos os ambientes, novas cadeiras, mesas e computadores. Ganhou também uma nova ambulância, mais moderna e equipada para o transporte de pacientes graves até o hospital de referência. O PA também passou a disponibilizar exames laboratoriais de urgência com resultado em poucas horas.

FONTE: Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Obras da construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h que a Prefeitura de Umuarama vai implantar no antigo Posto de Saúde Central.

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também