UM NOVO TEMPO
Bolsonaro terá posse histórica!
A cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro acontecerá na terça-feira, dia 1º de janeiro de 2019, e envolve uma série de etapas e ritos. O grupo de trabalho, que prepara o evento desde março divulgou o roteiro prévio da solenidade marcada para começar às 15 horas, no Congresso Nacional.
Tradicionalmente, o evento de posse começa na Catedral de Brasília, de onde sai o desfile do presidente, de automóvel, pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. Ainda não há, no entanto, definição se esse trajeto será feito em carro aberto ou fechado, mas os últimos presidentes a tomarem posse chegaram ao Congresso Nacional em um Rolls Royce, que serve à Presidência da República desde 1952.
De acordo com roteiro da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado, Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, seguirão em carro presidencial, já sem batedores e escolta, a partir da via ao lado dos gramados que ficam em frente ao Congresso Nacional, pouco antes das 15 horas. O vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, seguirá em outro carro, logo atrás, acompanhado da esposa, Paula Mourão. Para que os preparativos possam ser executados, a Esplanada dos Ministérios será interditada para trânsito de veículos, a partir do dia 29 de dezembro até 1º janeiro.
ENSAIO
Neste domingo (30), será realizado um ensaio geral da posse. Na ocasião, serão feitas simulações dos percursos que o presidente eleito fará no dia da posse, com alternativas para o caso de chuva.
Se o dia da posse for chuvoso, a chegada de Bolsonaro não será pela rampa, mas pelo Salão Branco, com acesso pela chamada Chapelaria. A revista às tropas também será feita em área coberta, em área próxima à Chapelaria, e a salva de tiros pode até ser cancelada.
CRONOGRAMA DE POSSE DO PRESIDENTE
NO CONGRESSO
14h45 – Desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília para o Congresso Nacional;
14h50 – Chegada do cortejo presidencial ao Congresso Nacional.
Recepcionarão Bolsonaro na rampa o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, e sua mulher, Mônica Paes de Andrade, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e sua mulher, Patrícia Maia. O militar segue para o Salão Negro para os cumprimentos do presidente do STF, Dias Toffoli e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e vai para o plenário.
15h – Abertura, no Plenário da Câmara, da sessão solene de posse de Bolsonaro como presidente e general da reserva Hamilton Mourão como vice-presidente.
No plenário da Câmara, esta será a ordem de discursos:
- presidente do Congresso Nacional, Euníci0 Oliveira;
- execução do Hino Nacional pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília;
- leitura do termo de posse;
- assinatura do termo de posse;
- pronunciamento do presidente da República;
15h45 – Término da sessão solene de posse;
16h – Cerimônia de execução do Hino Nacional Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de tiros e revista de tropas e apresentação da Esquadrilha da Fumaça;
16h15 – Desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto.
NO PALÁCIO DO PLANALTO
16h20 – Chegada do cortejo presidencial ao Palácio do Planalto. Este será o roteiro:
– subida da rampa;
– transmissão da faixa presidencial (parlatório);
– execução do Hino Nacional pela Banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas;
16h30 – pronunciamento de Jair Bolsonaro;
17h – cumprimentos dos chefes e dos vice-chefes de Estado, dos ministros de relações exteriores e dos secretários-gerais de organismos internacionais.
17h30 – cerimônia de nomeação dos ministros de Estado. Roteiro:
– assinatura do decreto de nomeação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e assinatura do livro de posse pelos outros ministros;
– cumprimentos ao presidente da República;
18h15 – fotografia oficial;
18h25 – desfile do cortejo presidencial, em carro fechado e com a faixa presidencial, do Palácio do Planalto para o Palácio Itamaraty.
PALÁCIO DO ITAMARATY
18h30 – Recepção oferecida por Jair Bolsonaro, e sua mulher, Michelle Bolsonaro.
FONTE: Agência Brasil, Brasília