Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - NATAL
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Porto Cobrinco
UM NOVO TEMPO
Bolsonaro terá posse histórica!
Para o evento é esperado um público entre 250 mil e 500 mil pessoas!
Publicado em 30/12/2018 às 16:15 Italo
Bolsonaro terá posse histórica!

A cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro acontecerá na terça-feira, dia 1º de janeiro de 2019, e envolve uma série de etapas e ritos. O grupo de trabalho, que prepara o evento desde março divulgou o roteiro prévio da solenidade marcada para começar às 15 horas, no Congresso Nacional.

Tradicionalmente, o evento de posse começa na Catedral de Brasília, de onde sai o desfile do presidente, de automóvel, pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. Ainda não há, no entanto, definição se esse trajeto será feito em carro aberto ou fechado, mas os últimos presidentes a tomarem posse chegaram ao Congresso Nacional em um Rolls Royce, que serve à Presidência da República desde 1952.

De acordo com roteiro da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado, Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, seguirão em carro presidencial, já sem batedores e escolta, a partir da via ao lado dos gramados que ficam em frente ao Congresso Nacional, pouco antes das 15 horas. O vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, seguirá em outro carro, logo atrás, acompanhado da esposa, Paula Mourão. Para que os preparativos possam ser executados, a Esplanada dos Ministérios será interditada para trânsito de veículos, a partir do dia 29 de dezembro até 1º janeiro.

ENSAIO

Neste domingo (30), será realizado um ensaio geral da posse. Na ocasião, serão feitas simulações dos percursos que o presidente eleito fará no dia da posse, com alternativas para o caso de chuva.

Se o dia da posse for chuvoso, a chegada de Bolsonaro não será pela rampa, mas pelo Salão Branco, com acesso pela chamada Chapelaria. A revista às tropas também será feita em área coberta, em área próxima à Chapelaria, e a salva de tiros pode até ser cancelada.

CRONOGRAMA DE POSSE DO PRESIDENTE

NO CONGRESSO

14h45 – Desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília para o Congresso Nacional;

14h50 – Chegada do cortejo presidencial ao Congresso Nacional.

Recepcionarão Bolsonaro na rampa o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, e sua mulher, Mônica Paes de Andrade, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e sua mulher, Patrícia Maia. O militar segue para o Salão Negro para os cumprimentos do presidente do STF, Dias Toffoli e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e vai para o plenário.

15h – Abertura, no Plenário da Câmara, da sessão solene de posse de Bolsonaro como presidente e general da reserva Hamilton Mourão como vice-presidente.

No plenário da Câmara, esta será a ordem de discursos:

- presidente do Congresso Nacional, Euníci0 Oliveira;

- execução do Hino Nacional pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília;

- leitura do termo de posse;

- assinatura do termo de posse;

- pronunciamento do presidente da República;

15h45 – Término da sessão solene de posse;

16h – Cerimônia de execução do Hino Nacional Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de tiros e revista de tropas e apresentação da Esquadrilha da Fumaça;

16h15 – Desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto.

NO PALÁCIO DO PLANALTO

16h20 – Chegada do cortejo presidencial ao Palácio do Planalto. Este será o roteiro:

– subida da rampa;

– transmissão da faixa presidencial (parlatório);

– execução do Hino Nacional pela Banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas;

16h30 – pronunciamento de Jair Bolsonaro;

17h – cumprimentos dos chefes e dos vice-chefes de Estado, dos ministros de relações exteriores e dos secretários-gerais de organismos internacionais.

17h30 – cerimônia de nomeação dos ministros de Estado. Roteiro:

– assinatura do decreto de nomeação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e assinatura do livro de posse pelos outros ministros;

– cumprimentos ao presidente da República;

18h15 – fotografia oficial;

18h25 – desfile do cortejo presidencial, em carro fechado e com a faixa presidencial, do Palácio do Planalto para o Palácio Itamaraty.

PALÁCIO DO ITAMARATY

18h30 – Recepção oferecida por Jair Bolsonaro, e sua mulher, Michelle Bolsonaro.

FONTE: Agência Brasil, Brasília

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também