SANTOS DUMONT
Praça reviverá confraria dos amigos
Desde que foi construída, em 1970, a Praça Santos Dumont nunca passou por uma reforma completa. Durante décadas foram consertos daqui e dali, pinturinhas, corte de matagais, obras de manutenção apenas...
Situado em pleno ‘coração’ da geografia urbana de Umuarama, gravitando ao seu redor o comércio, instituições bancárias e pelo mais movimentado trânsito do centro, bem que merecia há muito tempo uma completa revitalização.
Apesar de seu gigantismo arquitetônico e de sua história, a Praça Santos Dumont permaneceu esquecida e inútil. O comércio e os umuaramenses com aguçado senso de análise sobre a preservação do patrimônio público, sempre cobraram mais atenção do governo municipal, que durante várias gestões deu de ombros e nunca atendeu aos pedidos, sempre com a desculpa que há outros setores com maior urgência para ser atendidos.
Isso porque os prefeitos eram (são e serão) pressionados pela ala dos políticos e críticos que portam a bandeira do ‘quanto pior melhor’ e a velha conversa de ‘não gastar dinheiro à toa’ em obras sempre chamadas de ‘desnecessárias’.
E assim se passaram décadas... Fruto dessa eterna discórdia, a Santos Dumont virou covil de zumbis drogados que escolheram aquele espaço abandonado como ‘moradia’. Isso sem contar que, vítima do descaso, a outrora bonita e majestosa praça ganhou uma imagem tenebrosa, asquerosa e malvista, afinal está plantada no centrão da Capital da Amizade.
De tão feia e abandonada, ela chega a desvalorizar a vizinhança. Se no passado era centro de encontro de amigos e de grandes eventos que marcaram a memória de nossa gente, no decorrer dos últimos tempos tornou-se uma figura macabra...
Vale registrar que durante esse longo período praças foram construídas, outras reformadas e mereceram constante atenção (um exemplo: a Miguel Rossafa), e, justamente a maior, que só os cegos não conseguem ver, amargou o ostracismo.
Eis que, finalmente, apareceu um prefeito de coragem e decidido a mudar esse quadro vergonhoso. Celso Pozzobom há poucos dias deu início às obras de completa reforma da Santos Dumont. Equipes de operários e máquinas trabalham a todo vapor, rodeados por tapumes protetores. A ordem é entregar a obra pronta no início de 2019.
Enfim, aquela paisagem urbana ganhará tons de modernidade, higiene, beleza e motivo de orgulho para os umuaramenses que terão de volta o antigo cartão postal agora com linhas arquitetônicas destes novos tempos.
Fez-se a luz, iluminaram-se as idéias e cobriram de coragem o Executivo para que Umuarama comece o ano novo com uma paisagem central realmente nova. E escrevam aí para ler na posteridade: Pozzobom será relembrado no futuro por essa realização!
E que os demais setores, que necessitam dos governos para funcionarem, que sejam atendidos, afinal cada um deles faz parte do orçamento anual da municipalidade. E que, com a revitalização, a grande praça volte a ser útil. E, para que isso aconteça, que se promovam constantes eventos de cultura, artes e entretenimento para a comunidade. Caso contrário, aí sim vou concordar que jogaram dinheiro público no ralo!
Que a Fundação Cultura se mostre mais operante organizando espetáculos com os artistas da cidade, para que se motive a confraternização das famílias naquele espaço. Que se instalem quiosques de gastronomia, cafeterias, sorveterias, revistarias...
Não adianta nada cobrir a Santos Dumont de beleza se ela continuar sem vida, melancólica, sem atrativos, perdida no meio das trevas! Fica o registro! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:
https://www.colunaitalo.com.br/manchete/993/umuarama-tera-uma-praca-do-futuro
Equipes trabalham desde o início de novembro executando o moderno projeto de reurbanização da Praça Santos Dumont, a gigante situada na área mais movimentada de Umuarama! (FOTOS EXCLUSIVAS BY THAIS POLESI)