Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - MOBILE
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner rodape
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner mobile rodape
ATENÇÃO!
É proibido pescar nos rios: piracema!
Restrição começa dia 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro
Publicado em 29/10/2018 às 11:34 Italo
É proibido pescar nos rios: piracema!

Começa na próxima quinta-feira (1º) e prossegue até o dia 28 de fevereiro de 2019 a Piracema, época em que fica proibida a pesca de espécies nativas para proteger a reprodução dos peixes e o repovoamento dos rios. A restrição à pesca é amparada na instrução normativa 25/2009 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) e pela portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) (206/2016).

Vale lembrar que já está em ação a Operação Piracema, que orienta pescadores, mas a partir do dia 1º de novembro, pescadores flagrados serão multados e terão apetrechos apreendidos. Eles responderão por crime ambiental. O órgão responsável pela inspeção do período da Piracema é a Polícia Militar Ambiental. Durante a Piracema só é permitida a pesca em barranco com vara ou molinete e somente de espécies exóticas.

O QUE É A PIRACEMA

Piracema é uma palavra que vem do tupi e significa “saída de peixes”. Esse é o período de reprodução das espécies, quando também é proibida a realização da pesca.

Se você ama pescar, é importante saber exatamente o que é a Piracema, para evitar cometer um crime ambiental sem saber o porquê. Confira o nosso artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre esse período de pesca proibida.

Se você começou a pescar agora, com certeza ainda não sabe tudo sobre a Piracema. Para os mais leigos a palavra Piracema pode até soar como o nome de uma espécie de peixe, mas a na verdade esse é o termo que classifica o período de reprodução dos peixes.

A Piracema é o movimento que os cardumes fazem contra a correnteza, nadando rio acima, para alcançar as nascentes e as cabeceiras dos rios para desova de ovos. É um período muito importante de reprodução das espécies de peixes e que deve ser respeitado. Por esse motivo, a pesca durante o período de Piracema é extremamente proibida.

De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia. O uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança também é vetado durante esse período.

PORQUE A PESCA É PROIBIDA?

Você deve estar se perguntando por que a pesca é proibida no período da Piracema. A resposta é simples. Se os peixes tiverem dificuldades para se reproduzir, muitas espécies podem ser extintas e você não terá nada para pescar. Além disso, a extinção de qualquer espécie é um risco para o equilíbrio ambiental da região.

Segundo biólogos, a cabeceira do rio é o local onde os peixes recém-nascidos têm mais chance de sobrevivência. Proibir a pesca durante este período permite que eles se desenvolvam e continuem o ciclo de vida natural, permitindo também a pesca.

Outro motivo para a proibição da pesca durante a Piracema é a grande concentração de peixes subindo juntos os rios. Quando eles estão em cardumes, se tornam presas fáceis de pesca. Com apenas uma rede seria possível capturar um cardume inteiro. Imagine agora centenas de pessoas utilizando esse método de pesca ao mesmo tempo. O resultado final poderia ser um desequílibro ambiental na região.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também