Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - DIA DAS MAES MOBILE
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
NO BOSQUE UIRAPURU
Fortes emoções num toboágua gigante
Essa será a grande atração do Dia da Criança em Umuarama!
Publicado em 08/10/2018 às 08:15 Italo
Fortes emoções num toboágua gigante

A comemoração do Dia da Criança em Umuarama este ano promete ser especial, marcante, memorável mesmo! A Prefeitura está anunciando uma novidade que realmente vai impressionar a galerinha e seus familiares!

Trata-se de um toboágua de 75 metros, um brinquedo gigante que realmente é uma novidade aqui na Capital da Amizade. Ele será instalado no Bosque Uirapuru onde acontecerá animadíssima festa no dia 12 – feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Que coincide com o Dia da Criança -, com início às 13:30 horas.

Numa divulgação lacônica, a Smel/Prefeitura se limita a dizer que o toboágua tem 75 metros, mas não detalha se de comprimento ou de altura; nem tampouco a metragem de largura; nem quantos mil litros de água serão utilizados; nem seu formato (há uma infinidade de tipos em parques de diversões no mundo inteiro).

Mas faz um alerta importante aos pais: A idade limite para brincar no toboágua é 12 anos. De 1 a 4 anos somente acompanhado dos pais ou responsáveis. Ah! Não esqueça do traje de banho!

EMOÇÕES INESQUECÍVEIS!

Para ilustrar esta notícia, que merece destaque por ser inédita em Umuarama, o Portal Coluna ITALO vai relatar detalhes de como é uma divertida aventura num toboágua desse porte. OK? Então, preparem-se e curtam:

Brincar em um toboágua é irado! Mas você sabe o que acontece lá dentro enquanto você desce a toda velocidade?

Ao descer em um toboágua, apesar da velocidade em que você está, não há risco de sair voando do brinquedo. A velocidade nas curvas do trajeto é sempre menor do que seria na queda livre de uma pessoa. Além isso, a velocidade da descida varia a cada trecho, garantindo a segurança.

A tendência natural do corpo é seguir reto. Mas um toboágua com curvas muda essa lei da física: quando aparece uma curva na pista, entramos em contato com a lateral da estrutura, que nos empurra de volta e nos obriga a seguir pelo caminho que não é o reto. O filete de água presente durante toda a descida também ajuda na condução do corpo humano pelo trajeto certo.

A velocidade de descida em um toboágua varia de pessoa para pessoa: quanto mais massa (peso) você tiver, maior será a velocidade que pode atingir. Outros fatores influenciam, como a área de contato com a pista (quanto menor, maior é a velocidade), o tipo de tecido e o comprimento da roupa que você está usando (quanto mais comprida ela for, menor é a velocidade).

A HORA DO TCHIBUM!

Apesar de parecer que você chega ao final do trajeto numa velocidade menor, isso não é verdade - o impacto ao atingir a água é proporcional à velocidade que você manteve durante o caminho.

Mas a maneira como nosso corpo bate na água da piscina (com os pés, por exemplo) pode alterar a sensação, deixando-a mais suave. E a curvatura do toboágua também enganada, cria a sensação de suavidade na inclinação para que o impacto pareça menor.

É isso! Então, toda a galerinha de Umuarama está convidada para este banho de diversão lá no Bosque Uirapuru na tarde da próxima sexta-feira! E aplausos para os organizadores do evento pela idéia de trazer esse super brinquedo nessa data tão especial! Um presentão para toda a família umuaramense! Vai ser aquele auê, ah vai!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Fotos ilustrativas de um toboágua gigante que encantou o Dia da Criança em Porto Alegre (RS) no ano passado! Por elas podem tirar uma idéia de como será em Umuarama, mesmo sabendo que existem incontáveis modelos de toboáguas...

Comentários
Veja também