NO BOSQUE UIRAPURU
Fortes emoções num toboágua gigante
A comemoração do Dia da Criança em Umuarama este ano promete ser especial, marcante, memorável mesmo! A Prefeitura está anunciando uma novidade que realmente vai impressionar a galerinha e seus familiares!
Trata-se de um toboágua de 75 metros, um brinquedo gigante que realmente é uma novidade aqui na Capital da Amizade. Ele será instalado no Bosque Uirapuru onde acontecerá animadíssima festa no dia 12 – feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Que coincide com o Dia da Criança -, com início às 13:30 horas.
Numa divulgação lacônica, a Smel/Prefeitura se limita a dizer que o toboágua tem 75 metros, mas não detalha se de comprimento ou de altura; nem tampouco a metragem de largura; nem quantos mil litros de água serão utilizados; nem seu formato (há uma infinidade de tipos em parques de diversões no mundo inteiro).
Mas faz um alerta importante aos pais: A idade limite para brincar no toboágua é 12 anos. De 1 a 4 anos somente acompanhado dos pais ou responsáveis. Ah! Não esqueça do traje de banho!
EMOÇÕES INESQUECÍVEIS!
Para ilustrar esta notícia, que merece destaque por ser inédita em Umuarama, o Portal Coluna ITALO vai relatar detalhes de como é uma divertida aventura num toboágua desse porte. OK? Então, preparem-se e curtam:
Brincar em um toboágua é irado! Mas você sabe o que acontece lá dentro enquanto você desce a toda velocidade?
Ao descer em um toboágua, apesar da velocidade em que você está, não há risco de sair voando do brinquedo. A velocidade nas curvas do trajeto é sempre menor do que seria na queda livre de uma pessoa. Além isso, a velocidade da descida varia a cada trecho, garantindo a segurança.
A tendência natural do corpo é seguir reto. Mas um toboágua com curvas muda essa lei da física: quando aparece uma curva na pista, entramos em contato com a lateral da estrutura, que nos empurra de volta e nos obriga a seguir pelo caminho que não é o reto. O filete de água presente durante toda a descida também ajuda na condução do corpo humano pelo trajeto certo.
A velocidade de descida em um toboágua varia de pessoa para pessoa: quanto mais massa (peso) você tiver, maior será a velocidade que pode atingir. Outros fatores influenciam, como a área de contato com a pista (quanto menor, maior é a velocidade), o tipo de tecido e o comprimento da roupa que você está usando (quanto mais comprida ela for, menor é a velocidade).
A HORA DO TCHIBUM!
Apesar de parecer que você chega ao final do trajeto numa velocidade menor, isso não é verdade - o impacto ao atingir a água é proporcional à velocidade que você manteve durante o caminho.
Mas a maneira como nosso corpo bate na água da piscina (com os pés, por exemplo) pode alterar a sensação, deixando-a mais suave. E a curvatura do toboágua também enganada, cria a sensação de suavidade na inclinação para que o impacto pareça menor.
É isso! Então, toda a galerinha de Umuarama está convidada para este banho de diversão lá no Bosque Uirapuru na tarde da próxima sexta-feira! E aplausos para os organizadores do evento pela idéia de trazer esse super brinquedo nessa data tão especial! Um presentão para toda a família umuaramense! Vai ser aquele auê, ah vai!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
Fotos ilustrativas de um toboágua gigante que encantou o Dia da Criança em Porto Alegre (RS) no ano passado! Por elas podem tirar uma idéia de como será em Umuarama, mesmo sabendo que existem incontáveis modelos de toboáguas...