Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
UMUARAMA
Mais vida e modernidade à velha praça
Prefeito vai iniciar as obras de revitalização na Santos Dumont
Publicado em 01/10/2018 às 09:11 Italo
Mais vida e modernidade à velha praça

O prefeito Celso Pozzobom assina, na próxima terça-feira, 2, às 9:30 horas, a ordem de serviço para a revitalização da Praça Santos Dumont. O ato será realizado ao lado do obelisco, com a presença de diversas autoridades locais, vereadores, representantes de entidades e do comércio local.

A obra será executada pela OSL Infraestrutura e o custo definido na licitação foi de R$ 1 milhão 589,7 mil, com prazo de execução de 90 dias.

O projeto para revitalizar a principal praça de Umuarama foi apresentado em audiência pública e debatido com lideranças da comunidade, com a proposta de modernizar o logradouro sem alterar a sua configuração original. “Precisamos respeitar e valorizar a tradição, mas ao mesmo tempo adequar o espaço para a realidade atual, as mudanças que a cidade sofreu ao longo de décadas. A praça hoje é um grande espaço pouco frequentado pela população. Com as mudanças, opções de atividades e melhor acessibilidade, queremos torná-la novamente um ponto de encontro e convívio para os umuaramenses”, disse o prefeito Celso Pozzobom.

O conceito adotado para a obra – pelos arquitetos Febo de Carvalho Júnior e Pedro Carvalho – não altera a configuração da praça, mas enaltece o que está construído. O foco das intervenções foi o usuário. Em alguns canteiros haverá áreas de travessia elevadas e iluminadas, em outros permanecerá a faixa de pedestre. O espaço entre os canteiros e a praça será diminuído para conforto do usuário e disciplina do trânsito. A praça terá concregrama (piso com grama) de um metro de largura em todo o entorno, forçando o pedestre a atravessar no local determinado.

“Com a revitalização, a praça ganhará vários tipos de luzes. Nos espaços verdes, serão instalados 200 postes balizadores metálicos, com resina na ponta. Os degraus terão iluminação em ‘espelho’ nas escadas. Nos bancos as luzes serão embutidas e o monumento central terá piso iluminado e refletores para exaltar o obelisco”, acrescentou o secretário Isamu Oshima, de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos.

A cobertura do palco atual será relocada para a área mais alta da praça, sobre o prédio, gerando um espaço de convivência, enquanto o palco se destinará ao hasteamento de bandeiras e eventos abertos. A Santos Dumont vai ganhar um café e o Google Education, um espaço para estudos e cursos.

Na parte inferior a praça ganhará uma pista de skate e um muro artístico, além da árvore digital – equipamento para distribuição de Wi-fi. “A praça ainda contará com acessibilidade, corrimão em todas as escadas, equipamentos para criança e academia da terceira idade (ATI), tornando-se mais atrativa para a população”, finalizou o prefeito.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também