Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - 2 dose completa mobile
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
A MAIS ANTIGA DA CIDADE!
A festa do padroeiro de Umuarama
A quermesse de São Francisco de Assis tem mais de 60 anos!
Publicado em 10/09/2018 às 14:06 Italo
A festa do padroeiro de Umuarama

Logo depois que foi celebrada a primeira missa, marcando a fundação de Umuarama, no dia 26 de junho 1955, os precursores da Igreja Católica iniciaram o movimento para a construção do primeiro templo da Capital da Amizade.

Tendo à frente os Freis Capuchinhos, começaram a ser realizadas quermesses e campanhas arrecadando donativos para a compra de materiais (madeiras, pregos e ferramentas) e a contratação de carpinteiros.

Três anos depois, estava pronta a Igreja, toda de peroba, novinha em folha. Anos depois é que seria idealizado um novo projeto, este para erguer uma igreja toda de material. Bem mais espaçosa e moderna - monumental eu diria -, em homenagem àquele santo que depois seria oficialmente escolhido como Padroeiro de Umuarama: São Francisco de Assis – essa que até hoje é chamada de Igreja Matriz.

A QUERMESSE TEM MAIS DE 60 ANOS...

Voltei ao passado para resgatar a memória de que a festa celebrando São Francisco de Assis, realizada anualmente em outubro, além de ser a mais antiga confraternização da comunidade, é um evento que marcou gerações.

E não só de católicos, pois é uma promoção que atrai as famílias umuaramenses de outras religiões, tanto pela sua organização, como pela variedade de opções de gastronomia e lazer que oferece a crianças e adultos.

Ela conquistou popularidade imensa, tanto é que hoje a programação alusiva ao Padroeiro – além da Rua Cambé, onde são instaladas as barracas - se estende aos dois salões paroquiais: Santa Clara e Frei Estevão Maria.

QUERMESSE, MISSA ESPECIAL E BENÇÃO DOS ANIMAIS

Programação oficial se inicia com o período de novenas, do dia 25 setembro ao dia 3 de outubro. Este ano o tema é "Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja".

Mantendo a tradição, a Festa de São Francisco de Assis este ano acontecerá no período de 26 de setembro a 1º de outubro (a quermesse) e no dia 4 de outubro, data em que é celebrado o Dia do Padroeiro de Umuarama e da Ecologia, haverá almoço festivo.

A quermesse, na Rua Cambé, entre a Paróquia e a Igreja Matriz, terá tendas onde funcionarão as barracas atendendo o público a partir das 18 horas, vendendo alimentos: cachorro-quente, cocada, espetinho, sorvete, bebidas, entre outros. E não vai faltar o parquinho com brinquedos para a garotada se divertir.

No dia 4 de outubro será celebrada a Missa Especial de São Francisco de Assis, com início às 9:30 horas no altar da Igreja Matriz.

À tarde, acontece um momento especial que sempre atraiu milhares de pessoas: a tradicional benção aos animais, a partir das 17 horas, realizada nos arredores da Igreja Matriz. Quem tiver seu bichinho de estimação, está convidado a participar da cerimônia. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

A Festa de São Francisco de Assis remonta à década de 1950, pouco tempo depois da fundação de Umuarama. A primeira igreja com o nome do padroeiro foi construída justamente com a arrecadação da tradicional quermesse e campanhas de doações da comunidade.

Comentários
Veja também