SAÚDE NOTA 10!
Vacina: Umuarama superou a meta!
Com uma série de ações eu envolvimento das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde atingiu uma das maiores coberturas vacinais de todos os tempos em Umuarama, na campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, encerrada na sexta-feira passada (31).
“Foi um grande esforço para atingir – e até superar – a meta de vacinar 95% das 5.194 crianças de até 5 anos incompletos. O resultado foi muito gratificante”, disse a secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, ao noticiar a vacinação de 5.040 crianças – cerca de 97% do total previsto.
Enfermeiros e técnicos em enfermagem dos postos realizaram vacinação de casa em casa no Conjunto Habitacional Sonho Meu. O horário de atendimento foi ampliado em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 17 às 19 horas, e foram montados pontos fixos de vacinação – caso do Supermercado Pimentel, no Sonho Meu, e da UBS Posto Central, que funcionou na semana passada de segunda a sexta até as 19 horas. Além disso, equipes visitaram os centros municipais de educação infantil (CMEIs) e creches para vacinar crianças que ainda não haviam recebido a imunização.
O prefeito Celso Pozzobom, que participou do Dia “D” da campanha e visitou unidades de saúde, para acompanhar a vacinação, agradeceu o apoio da imprensa na divulgação. “O sarampo é uma doença extremamente contagiosa e percebemos o registro de casos em vários Estados. Para que esta doença não se torne realidade em nosso município, precisamos manter uma boa cobertura vacinal e a promoção da campanha foi muito importante. Da mesma forma, precisamos ficar livres da poliomielite, que ainda ocorre em alguns países”, comentou.
A enfermeira Laís Bonetti Rubini, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde lembra que a campanha tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença. “Também procuramos vacinar crianças menores de cinco anos contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças”, acrescentou. Por isso, é importante que os pais mantenham sempre atualizada a carteira de vacina dos filhos.
Como a campanha superou a meta, não será necessário prorrogar a vacinação – como acontecia costumeiramente nas imunizações anteriores. “A equipe está de parabéns. Acredito que pela primeira vez superamos a meta de aplicação das doses dentro do prazo inicial da campanha, sem ter que prorrogar. O pessoal trabalhou bastante e, com certeza, isso representará mais saúde para as nossas crianças”, completou o prefeito Celso Pozzobom.
O prefeito Celso Pozzobom participou do Dia “D” da campanha e visitou unidades de saúde para acompanhar a vacinação.