Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
ALTA TECNOLOGIA
Umuarama entra na era da TV Digital!
A partir de 28 de novembro, todos os televisores deverão estar adaptados
Publicado em 21/08/2018 às 09:03 Italo
Umuarama entra na era da TV Digital!

O sinal analógico de televisão está em processo de desligamento no Brasil, o que significa que televisores analógicos sem conversor deixarão de ser capazes de sintonizar as emissoras. O cronograma de desligamento divide o processo em etapas e regiões.

A migração de sinal é obrigatória. Há um cronograma de desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil, definido pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que é composto pela Anatel, o MCTIC, a EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e representantes das emissoras de TV e das empresas de telecomunicações. Sendo que o período previsto para o desligamento final é 2023.

Com a transmissão digital não há perda no processo de transmissão. Tanto o som quanto a imagem mantêm a qualidade original. Dessa forma, o telespectador assiste ao conteúdo de uma forma mais viva, acabando com aquelas interferências apelidadas de fantasmas.

BENEFÍCIOS DA MUDANÇA

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida. O 4G é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem sinal de voz e dados a velocidades muito mais rápidas, até mesmo em ambientes fechados.

EM UMUARAMA

O sinal analógico de TV será desligado em 155 cidades da região: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Amaporã, Ângulo, Apucarana, Arapongas, Arapua, Araruna, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Atalaia, Barbosa Ferraz, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Borrazopolis, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Califórnia, Cambé, Cambira, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Congonhinhas, Corbélia, Cornélio Procópio, Corumbatai do Sul, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Diamante d'Oeste, Douradina, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Entre Rios D'oeste, Farol, Faxinal, Fênix, Floraí, Floresta, Florestópolis, Flórida, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Godoy Moreira, Guairaçá, Guaporema, Guaraci, Ibema, Ibiporã, Iguaraçu, Indianópolis, Iporã, Iracema do Oeste, Itaguaje, Itaipulândia, Itambé, Ivaté, Ivatuba, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Japurá, Jataizinho, Jesuítas, Jussara, Kalore, Leópolis, Lidianópolis, Lindoeste, Londrina, Luiziana, Lunardelli, Mandaguaçu, Mandaguari, Maria Helena, Marialva, Marilândia do Sul, Mariluz, Maringá, Maripá, Marumbi, Matelândia, Mauá da Serra, Medianeira, Mercedes, Mirador, Miraselva, Missal, Moreira Sales, Munhos de Mello, Nova Aliança do Ivai, Nova América da Colina, Nova Aurora, Nova Esperança, Nova Fatima, Nova Olimpia, Nova Santa Bárbara, Nova Santa Rosa, Novo Itacolomi, Ourizona, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Paranavaí, Pato Bragado, Peabiru, Perobal, Pérola, Pitangueiras, Planaltina do Paraná, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Quatro Pontes, Quinta do Sol, Ramilândia, Rancho Alegre, Rio Bom, Rolândia, Rondon, Sabaudia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santa Teresa D'oeste, Santa Terezinha do Itaipu, Santo Antônio do Paraiso, São Carlos do Ivaí, São Jerônimo da Serra, São João do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São José das Palmeiras, São Manoel do Paraná, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Sarandi, Serranópolis do Iguaçu, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana, Tamboara, Tapejara, Tapira, Terra Boa, Terra Rica, Toledo, Tuneiras do Oeste, Tupãssi, UMUARAMA, Uniflor, Uraí, Vera Cruz D'oeste e Xambre.

Nesses municípios, a partir de 28 de novembro, todos os televisores devem estar adaptados para receber o sinal digital. Os telespectadores devem verificar se o modelo de TV que possuem é compatível com a nova tecnologia e, caso não seja, conectá-lo a um conversor digital.

JÁ COMEÇOU A DISTRIBUIÇÃO DE KITS GRATUITOS

A distribuição de kits gratuitos já está acontecendo em 155 cidades do interior do Paraná. O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permitirá que mais de 430 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico na região, que será no dia 28 de novembro.

A distribuição é uma ação realizada pela Seja Digital – entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de digitalização da TV no Brasil, atendendo a determinações da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

SE INFORME PELO 147!

Para saber se está participando da distribuição, a população deve ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Se o nome estiver na lista, basta realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, que também deve ser feito no site ou central telefônica. Cada família pode escolher o ponto de retirada mais próximo à sua residência, além da melhor data e horário para buscar os equipamentos.

“As famílias devem entrar em contato com a Seja Digital o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e já realizar o agendamento. Com os equipamentos instalados, elas poderão assistir à programação da TV aberta com qualidade de imagem e som de cinema, antes mesmo do desligamento do sinal analógico”, comentou Sandra Frasson, gerente regional da Seja Digital. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também