CARTÃO POSTAL
Nossa Torre de Paris faz 10 anos! (2)
O jovem Edson Ferrarin tinha um sonho, um sonho que ele acalentava desde a infância. E quando a gente sonha com o coração e alma, o céu é o limite!
Era comprar um carro, mas sabia ele que para isso tinha que trabalhar para ter o dinheiro em mãos e adquirir o veículo. Na época, estava com 16 anos de idade. E foi à luta: trabalhou, trabalhou muito. Fez de tudo um pouco e conseguiu realizar seu sonho de consumo: dois anos depois, comprou o tão sonhado Opala!
Nesse momento, ainda mais feliz do que antes pela conquista, nasceu em Ferrarin o espírito de empreendedor. Comprou um terreno beirando a rodovia Umuarama-Guaíra pensando em loteá-lo. Em sua mente uma idéia brilhou: o condomínio tinha que ter um atrativo especial que atraísse compradores e resultasse em vendas.
Provou sua criatividade ao imaginar um projeto no mínimo surrealista, pois exigia um alto investimento e tecnologia para construí-lo: ‘plantar’ na entrada da propriedade um monumento histórico. Mas não era uma peça qualquer, era uma réplica da famosa Torre Eiffel, orgulho dos franceses e um dos ícones do turismo mundial.
“Vamos lá conhecê-la in loco!” – pensou com seus botões. Prova de sua confiança, mesmo sendo um jovem, Ferrarin sempre teve a consciência de que era preciso laborar para realizar o que se sonha. Nada cai do céu, só a chuva...
Por falta de uma, foi três vezes visitar Paris! E dedicou muito tempo admirando e ‘medindo’ centímetro por centímetro aquela formosura de ferro erguida no centro da Cidade Luz. Subiu e desceu pelas escadarias incontáveis vezes. Inspecionou todos os cantinhos do monumento, demonstrando paciência ímpar.
Em 2006 casou-se e foi passar a lua-de-mel em Paris, claro! Desta vez ele tomou a decisão definitiva para tornar realidade aquilo que tanto havia planejado: começar a construção da tão sonhada torre!!! E de lá trouxe na bagagem uma miniatura de 40 centímetros para continuar estudando os mínimos detalhes do monumento.
ELE DESENHOU E REALIZOU SEU SONHO!
Dono de uma verdadeira mente brilhante, Ferrarin não procurou ninguém para desenhar o projeto da torre. Ele mesmo, com suas próprias mãos, produziu cada linha obedecendo milimétricamente o monumento original, construído pelo engenheiro francês Gustave Eiffel e inaugurada em 31 de março de 1889, celebrando os 100 anos da Revolução Francesa.
Frisei que Ferrarin tem uma mente brilhante porque, sem formação em engenharia e com conhecimentos rudimentares de cálculos estruturais, ele mesmo decompôs e desenhou, a seu modo, a estrutura de ferro, aço e fibra de vidro na escala de 1 por 10. Todas as partes, as peças, são idênticas às originais, à exceção do topo da torre da réplica, por causa dos entraves na hora da montagem. E os módulos foram construídos em sua própria fábrica.
Depois de uma exaustiva e longa jornada, a construção ficou pronta em março de 2008. Teve um custo aproximado à época de 180 mil reais!
Ela tem 32,4 metros de altura, pesa mais de 30 toneladas e é composta por duas mil peças, todas em tamanhos diferentes e fabricadas pelo próprio Edson Ferrarin. Já a largura da base da réplica tem 12 metros, exatamente 10% dos 120 metros da base da original. (O monumento francês, também feito de ferro, tem 324 metros de altura e pesa cerca de 10 mil toneladas)
Ela equivale a 10% do tamanho da torre original e tem a altura de um prédio de 11 andares. No seu interior existe uma escadaria de 160 degraus que dá acesso ao topo do monumento, de onde se pode admirar o horizonte das terras agrícolas do município de Umuarama e a rodovia PR 323 serpenteando por quilômetros afora... É realmente uma paisagem alucinante, especialmente no pôr-do-sol que costuma ser uma mistura de vermelho com alaranjado, salpicado de nuvens, colorindo o alto do céu. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
CLIPE MOSTRA A MONTAGEM DA TORRE!
Os leitores poderão assistir o vídeo exclusivo que o Portal Coluna ITALO publica novamente nesta reportagem, complementando a narrativa do texto, onde um possante guindaste vai assentando as várias partes da Torre Eiffel de Umuarama! Simplesmente espetacular!
O segundo clipe: um turista sobe pelas escadarias da Torre de Paris de Umuarama, mostrando como é impressionante essa aventura dentro daquele monumento de ferro e aço! Genial!