Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
COMÉRCIO PIONEIRO
Rede Planalto, o ícone do comércio!
Supermercados contribuíram para o desenvolvimento
Publicado em 25/06/2018 às 11:18 Italo
Rede Planalto, o ícone do comércio!

1972: Nesse ano, em plena efervescência da colonização de Umuarama, era inaugurado na cidade o Supermercado Planalto. Ele iniciava as suas atividades na Avenida Paraná, a poucos passos da Praça Arthur Thomas.

Prova de sua organização, é que é a única empresa supermercadista que atravessou mais de 50 anos da história de Umuarama. E prova de seu sucesso é que está em ritmo de comemoração de seus 60 anos de atividades, consagrada como uma das maiores redes do Paraná!

Seu fundador, empresário Joaquim Fernandes Martins, merece ser reverenciado por essa longa história da marca Planalto. Ele é um verdadeiro Guerreiro do Comércio, tendo iniciado suas atividades num tempo em que não havia tecnologia de espécie nenhuma e vivíamos num território, para dizer com franqueza, distante da civilização.

Voltando ao passado, quero recordar que nos anos 70 era o início da colonização do Norte Novíssimo – como era conhecida esta região – e vivíamos entre o céu e a terra sem praticamente nenhuma atenção dos governos em todos os sentidos...

O comércio sofria com a falta de estradas asfaltadas, que só vieram a aparecer, aos poucos, nos anos 80; não havia rede de energia elétrica que atendesse a população; da mesma forma não havia telefones e nem sequer se sonhava com computadores; a cidade inteira era barro em épocas de chuvas e poeira nos verões, pois as vias asfaltadas vieram 20 anos depois...

Para completar esse panorama de dificuldades, o País atravessava crises políticas, terremotos inflacionários, mudança de moedas, o fim da cafeicultura completamente destruída pela Geada Negra em 1975 e, em seguida, o êxodo rural quando milhares de trabalhadores da agricultura caíram na pobreza e tiveram que ir embora daqui à procura de outros horizontes para construir seu futuro.

O Planalto encarou e venceu todos esses grandes obstáculos e hoje é a potência que é graças à visão empreendedora desse gigante do trabalho e da coragem: Joaquim Fernandes Martins!

Um homem que deixou a sua Pátria, Portugal, e veio para cá e ajudou a construir esta que é hoje um dos maiores pólos econômicos do Paraná: Umuarama! E contribuiu para construção da História da Capital da Amizade e faz jus seu nome figurar em altíssimo relevo na memória da cidade!

HISTÓRIA DA REDE PLANALTO

1958 – Foi fundado em Icaraíma como uma mercearia: J. Martins Irmão Ltda.

1962- Legalizou a empresa e tirou o primeiro CNPJ; nesta época abriu duas filiais, em Porto Camargo e Douradina.

1963 - Abriu filial em Maria Helena.

1968 - Abriu filial em Porto Caiuá.

1972 – A Matriz é transferida para Umuarama, na Avenida Paraná, mercado com o nome de SUPER e também inicia no mesmo local o ATACADO.

1975 - Passa a atuar como J. Martins Supermercados Planalto Ltda.

1982- Abriu filial em Umuarama, o Hiper, na Avenida Brasil.

1983 - O Atacado muda-se para a Praça Papa Paulo VI.

1990 - Abriu filial na Avenida Tiradentes.

1993 - Inaugurou o ALIMENTOS SARA.

1999 - Inaugurou o PLANALTO CASTELO.

Neste ano também o SUPER passa a se tornar o BIG PLANALTO.

Deste período até 2018 foram feitas várias reforma e ampliações nas filiais da Avenida Castelo Branco, Big e Hiper.

2018 - Inauguração do MULTI ATACADO e FARMÁCIA PLANALTO.

E em breve a inauguração da filial ANCHIETA.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também