Copa do Mundo deve reforçar o calendário de ‘feriados’
Os umuaramenses irão somar até o final de 2018 pelo menos uns 30 dias de folga extra em decorrência dos feriados prolongados. O que não é pouco: mais de um mês... Pelo menos, porque o número de datas ainda pode aumentar...
É que este ano tem Copa do Mundo, e os dias de jogos da Seleção Brasileira costumam impactar sobre o funcionalismo público, o comércio e até mesmo a indústria.
De largada, serão pelo menos dois dias de folga ou com horário reduzido de trabalho para muitos. Na primeira fase, o Brasil estreia contra a Suíça num domingo (17 de junho), às 15 horas. Por isso, a rotina da maioria das pessoas não deverá ser alterada.
Contudo, os dois jogos seguintes, contra Costa Rica e Sérvia, caem em dias úteis, mais precisamente uma sexta-feira (22 de junho) e uma quarta-feira (27 de junho), às 9 e às 15 horas, respectivamente.
Caso a Seleção Canarinho avance para o ‘mata-mata’, mais jogos em dias de semana à vista, dependendo da posição em que o time terminar (1º ou 2º lugar). Nas oitavas de final, a partida acontecerá no dia 2 ou 3 de julho, quarta e quinta-feira. Nas quartas, as partidas serão disputadas nos dias 6 e 7 de julho, sexta-feira e sábado. As semifinais acontecerão em 10 e 11 de julho, terça e quarta-feira, enquanto a disputa de terceiro lugar e a final acontecem em 14 e 15 de julho, num sábado e domingo, respectivamente.
DEFINIÇÕES A PARTIR DE MAIO
Tanto no setor público como no privado (comércio e indústria, principalmente) as discussões acerca da escala de trabalho, ponto facultativo ou feriado em dias de jogo do Brasil estão em estágio embrionário.
A única exceção é a Secretaria Estadual de Educação (Seed), que já informou ter fechado o calendário 2018 sem previsão de atividade especial nos dias de jogos. Ou seja, alunos de escolas estaduais não irão paralisar as atividades durante a Copa do Mundo, mesmo em dias de jogos do Brasil.