Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
UMUARAMA
Fortes chuvas causaram grandes estragos no início do ano!
Prefeito Scanavaca mobilizou as equipes da Prefeitura para recuperar os estragos causados pelas chuvas (a maioria danos ao asfalto, galerias, meio-fio e bueiros)
Publicado em 08/01/2026 às 16:52 Italo
Fortes chuvas causaram grandes estragos no início do ano!

O prefeito Fernando Scanavaca e o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco, visitaram os pontos atingidos pelas chuvas da última semana, que causaram grandes estragos em alguns pontos de Umuarama. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nos dias 1º e 2 de janeiro a precipitação acumulada na cidade foi de 161.8 mm, com rajadas de ventos que atingiram 48.6 km/h.

Os maiores danos foram registrados na rua dos Lírios, entre os bairros Laranjeiras e Porto Belo, e na rua França, no Parque Bonfim, que estão totalmente interditadas devido a desmoronamento de aterro em razão do alto índice de chuvas, que superaram a capacidade de vazão do sistema de drenagem pluvial.

“O acúmulo de lixo, galhos e troncos de árvores foi decisivo no caso da ponte do Laranjeiras, que foi construída no sistema de bueiro. Os resíduos entupiram a tubulação, forçando a água a correr por cima da rua, causando a erosão do aterro”, explicou o secretário. “Ainda nesta semana iniciaremos a limpeza do local, instalação de uma barreira com trilhos de ferro e a recuperação do aterro, finalizando com asfalto novo”, acrescentou.

O prefeito determinou a execução de um serviço definitivo, para que a população não volte a enfrentar o mesmo problema no futuro. “Encomendei um projeto mais amplo pra resolver de vez esse problema. A impermeabilização, a ampliação de redes devido a novos loteamentos e o descarte de lixo agravam a situação, mas já estamos tomando as providências necessárias”, disse Scanavaca.

Na rua França também houve um foco de erosão que avançou para a pista, causando um desmoronamento. As duas ruas seguem totalmente interditadas. Na avenida Ângelo Moreira da Fonseca, próximo ao trevo do Gauchão, o rompimento de uma tubulação também abriu uma cratera no canteiro central, que avançou para parte da pista de rolamento. O local foi sinalizado e o trânsito segue normal, exigindo apenas um pouco mais de atenção dos motoristas.

Conforme a Defesa Civil, houve estragos nas imediações da ponte do Jardim São Cristóvão, na rua Santo André, onde parte da calçada se erodiu; na rua Diamante, no Lago Tucuruvi, um foco de erosão afetou o sistema de esgoto da Sanepar; na rua Califórnia também surgiu uma pequena erosão envolvendo o sistema de coleta de esgoto; e na avenida Rio Grande do Norte foi registrada uma queda de árvore de grande porte, entre outros inúmeros locais afetados em menor escala.

Não houve registro de famílias desabrigadas.

As equipes da Prefeitura estão mobilizadas para recuperar os estragos causados pelas chuvas (a maioria danos ao asfalto, galerias, meio-fio e bueiros), além dos pontos onde a situação mais crítica. Os servidores trabalham em regime emergencial para que as boas condições de mobilidade sejam restabelecidas o quanto antes.

FONTE: Informações e imagens da Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - OTICA SALETE
Anúncio - CARICATURA ITALO 2
Anúncio - banner lateral INSTITUCIONAL
Anúncio - VALEU A PENA ESPERAR LATERAL
Comentários
Veja também