Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
ÍCONE DA IMPRENSA!
UMUARAMA COMEMORA OS 10 ANOS DO PORTAL OBEMDITO!
Ele entrou no ar em 28 de setembro de 2015 e o alto conceito de verdade nas notícias faz dele um sucesso absoluto!
Publicado em 06/10/2025 às 21:14 Italo
UMUARAMA COMEMORA OS 10 ANOS DO PORTAL OBEMDITO!

28 de setembro de 2015: Esta é uma data memorável para o jornalismo paranaense, em especial para Umuarama! Nessa data entrava no ar o Portal OBEMDITO causando impacto revolucionário na mídia regional pois ainda eram raras as opções por sites voltados inteiramente às notícias de todos os segmentos e também não existiam meios com alta audiência para a veiculação de publicidade.

E a multidão de leitores apaixonada por noticiário sobre economia, política, ocorrências policiais, cultura e variedades não encontrava informações sobre esses gêneros se resumindo aos jornais impressos de pouca circulação. Umuarama era carente de veículos com reportagens especiais e entrevistas abordando fatos importantes da comunidade umuaramense e das cidades que formam a vasta região Noroeste paraense.

E OBEMDITO surgiu causando impacto memorável e resultando num sucesso antes nunca visto na imprensa interiorana e em milhares de internautas transformando o portal em sua fonte preferida de leitura de notícias, atração essa que veio aumentando cada vez mais no decorrer desta primeira década de atividades dedicadas 24hs por dia à cobertura de tudo o que acontece neste grande território. A equipe dOBEMDITO circula por todos os cantos e tem centenas de fontes exclusivas que geram noticiário exclusivo que causa repercussão estadual.

Prova disso é que notícias e reportagens são reproduzidas por outros portais de renome no Paraná, inclusive de Curitiba. Isso comprova a alta competência e experiência da direção e da equipe de redação dOBEMDITO ao produzir um material de alta qualidade e, principalmente, calcado na veracidade das informações publicadas. Resumindo: a verdade está em primeiro lugar respeitando a opinião de todas as fontes. Em seu conteúdo não existe fake news!

O resultado desse trabalho exemplar é que OBEMDITO tem o dobro da audiência de todos os demais portais da cidade, juntos! São, em média, 380 mil leitores mensais, que dão pelo menos 4 milhões de acessos!!!

Vale adiantar que OBEMDITO está preparando muitas novidades para breve graças ao seu suporte qualificado de alta tecnologia moderna. Mas quem vai falar disso e da história vivida nestes dez anos é o CEO Leonardo Revesso, idealizador e comandante deste sucesso que orgulha Umuarama por figurar no alto do ranking dos maiores nomes da mídia parananese! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

ENTREVISTA ESPECIAL COM LEONARDO REVESSO

- Como surgiu a ideia de criar um site de notícias?

- Profissionalmente, eu nasci no jornalismo, como estagiário, depois como repórter e, mais tarde como editor-chefe. Iniciei aos 15 anos, no jornal Umuarama Ilustrado, que foi minha escola. Fiquei lá até meus 24 anos, depois de concluir a faculdade de direito. Deixei o jornalismo para migrar para a publicidade. Quis respirar novos ares dentro da comunicação. Criei a agência Salla e, a verdade é que o jornalismo seguiu dentro de mim. Eu sempre disse que um dia, eu voltaria. Sempre fui muito ligado à tecnologia e então eu percebi que havia a necessidade de um veículo de comunicação digital atualizado constante, na velocidade da notícia, o que antes do OBemdito não existia. O bom de tudo é que eu não tive que deixar a Salla para fundar OBemdito. Desde a origem do portal, eu concílio as duas empresas. E também empreendo em outras áreas.

- O que inspirou o nome OBEMDITO?

- Eu queria um nome marcante, que não se restringisse a apenas uma cidade ou região. Já criei nomes para vários empreendimentos de clientes. Usei a mesma técnica criativa até chegar a OBemdito. Era para ser só Bendito, mas esse nome já existia, para um outro tipo de negócio. O que a grande maioria das pessoas não sabe é que levei três anos para colocar OBemdito no ar. Eu não aceitava nada que não surpreendesse, que fosse bom de verdade. Fiquei dois anos bancando toda a operação. Só começamos a vender anúncios, monetizar, depois que eu tive certeza de ter chegado ao melhor formato, priorizando o jornalismo raiz nessa loucura que é o digital.

- O Portal OBEMDITO é um show de notícias que repercutem na mídia do Noroeste e em todo o Paraná. Qual foi a notícia que causou maior impacto e que teve maior audiência?

- Difícil falar uma só notícia. Mas tem uma que foi marcante, porque foi dada na nossa segunda semana de vida. Uma primeira-dama que mobilizou céu e terra para vir à região entregar 200 cobertores para entidades. Esses cobertores, na época, custavam algo em torno de R$ 15 mil, no máximo. A logística, no entanto, mobiliando jatinho, helicóptero e forças de segurança, pelo que levantamos, não saiu por menos de R$ 100 mil. Mostramos isso para nossa audiência. A reportagem incomodou muita gente. Começaram a nos enxergar.

- Me fale da imparcialidade na publicação das notícias preservando a verdade e ouvindo opiniões de todos os lados envolvidos nas reportagens?

- Eu sou muito competitivo. Sempre converso sobre isso com meu time. É muito importante sair na frente, dar a notícia primeiro. Mas entre sair na frente e dar uma informação baseada na verdade dos fatos, ficamos com a segunda. Eu entendo que a credibilidade se constrói punindo os dois lados. E isso é um mantra na nossa redação. Notícia que mostra só um lado dos fatos sempre será manca.

- Qual o assunto mais polêmico: política ou notícias policiais?

- A audiência quer saber de tudo. Mas as notícias policiais sempre chamam mais atenção. Hoje, prestes a me tornar neurocientista por formação, eu entendo o por quê. Nosso cérebro dá preferência a notícias negativas como fator de sobrevivência. É preciso saber o que está acontecendo para saber se defender. Eu, particularmente, não leio muito as matérias policiais, mas estou preparado para escrever sobre tudo. Política é uma área que tenho paixão em escrever. O ser político é muito previsível, por mais que pareça o contrário. Inimigos políticos hoje podem se tornar os melhores amigos amanhã.

- Você é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. O que significa para você essa arte e a sua dedicação 24hs por dia a esse ofício?

- Eu sempre quis ser jornalista. Quando eu era criança, pegava um sabugo de milho com uma goiaba na ponta e saía fazendo entrevistas. Me formei em direito, poderia ter seguido nessa área, mas é a comunicação que me fascina. É trabalho com uma equipe que tem esse mesmo fascínio, essa mesma vocação, esse mesmo sacerdócio.

- Você é o fundador e CEO de dois grandes sucessos midiáticos: A Salla Comunicação (publicidade) e o Portal OBEMDITO (jornalismo). Qual das duas atividades te causa mais prazer e te dá mais sentido de sentir-se um profissional realizado e admirado pela opinião pública e pelos colegas da mídia umuaramense e paranaense?

- Pergunta dificílima. O jornalismo é imparcial, não tem lado. A publicidade é parcial, tem um lado, o do cliente. Até hoje, com quase 35 anos de experiência, eu ainda enfrento alguns conflitos. Eu comigo mesmo. A verdade é que as duas áreas demandam criatividade, entender de gente. Comunicação não é o que a gente fala. É o que o outro entende.

- Como criador e diretor do OBEMDITO quais são as previsões para o futuro? Tem algum projeto que vai causar ainda mais satisfação à multidão de leitores (as)?

- Tem sim. Estamos entrando em uma nova fase, e nossa audiência vai gostar muito do que está por vir. Estamos em uma nova sede, super moderna. Toda a estrutura foi preparada para entrarmos fortes na produção de conteúdo audiovisual, com programas de TV direto da nossa redação. Vem muita coisa boa e as novidades já começam a ser entregues nas próximas semanas. Outra novidade é a expansão. OBemdito vai chegar a outras cidades e regiões do Paraná. Não se trata de franquia. Vai ser operação própria, com nosso padrão de qualidade.

- Você esperava o retumbante sucesso que OBEMDITO conquistou na mídia paranaense como um verdadeiro líder de audiência? Quantos leitores OBEMDITO tem no portal e nas redes sociais?

- A minha equipe sempre me fala que eu não sei (ou demonstro não saber o tamanho do OBemdito). É claro que eu sei, mas não sou de ficar ostentando. E aí está meu lado jornalista. O verdadeiro jornalista é discreto. Não fala de si. Fala da notícia. Mas vamos lá. Em números, de acordo com a medição do Google, exposta em gráficos também pela plataforma Similarweb, OBemdito tem o dobro da audiência de todos os demais portais da cidade, juntos. São, em média, 380 mil leitores mensais, que nos dão pelo menos 4 milhões de acessos. Temos leitores, além de Umuarama e região, evidentemente, em várias regiões do Paraná e também fora do Brasil. Mas nosso foco sempre será o local e o regional.

FOTOS: OBEMDITO

WWW.COLUNA ITALO.COM.BR

A equipe OBemdito: Danilo Martins, Rudson de Souza, Jaqueline Mocellin, Luiz Fernando Abreu, Rodrigo Mello e Leonardo Revesso. (Foto: Danilo Martins/OBemdito)

Leonardo Revesso, idealizador e comandante do site OBemdito. (Foto: Danilo Martins)

Equipe concentrada e em busca de informações – Foto: Danilo Martins

Anúncio - OTICA SALETE
Anúncio - CARICATURA ITALO 2
Anúncio - banner lateral INSTITUCIONAL
Comentários
Veja também