PROJETO DA PREFEITURA E SAAU JÁ CASTROU 380 PETS

O projeto de castração de animais realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, e a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), foi elogiado pelo prefeito Fernando Scanavaca em reunião com a presidente da entidade, Ana Polaquini, e o secretário municipal Cláudio Marconi, na última sexta-feira, 22.
Com a iniciativa, em curso há cerca de 50 dias, o município e a entidade estão realizando cerca de 200 castrações de cães e gatos por mês. O secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi, explicou que para organizar o atendimento, a cidade foi dividida em regiões que serão atendidas ao longo de 10 meses.
As castrações já contemplaram animais cujos tutores residem no Parque Jabuticabeiras, Conjunto Habitacional Sonho Meu, Jardim Belo Monte e Parque Industrial, além de demandas de protetores e da ONG (organização não-governamental) Temos Um Gatinho para Você.
Até o momento foram realizadas 380 castrações, informou a médica veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva, responsável técnica da Saau e presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que também participou da reunião, ao lado do secretário chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro, e da procuradora-geral da Prefeitura, Rosane Stedile Pombo Meyer.
O programa conta com um repasse mensal de R$ 50 mil feito pelo município, que recebeu uma emenda parlamentar do deputado federal Matheus Laiola. Scanavaca destacou a importância das castrações para o controle populacional e também para a própria saúde e bem-estar dos animais. “A reprodução descontrolada é um problema sério de saúde pública, principalmente para os próprios animais. Por isso, é importante que os tutores cuidem bem dos seus bichos e, se necessário, providenciem a castração. Com a parceria, município e a Saau oferecem essa opção”, completou.
FONTE: Assessoria Prefeitura de Umuarama
FOTOS: Arquivo Prefeitura
WWW.COLUNAITALO.COM.BR