A DIVERTIDA LIÇÃO DE VIDA DO PAPA: O BOM HUMOR HUMANIZA E FAZ BEM!

Entre tantas lições de como viver bem, de fazer o bem e de ser feliz, o Papa Francisco sempre que era entrevistado perguntavam-lhe qual era a forma de alegrar a própria vida, de colher emoções positivas e de se envolver de otimismo. E ele, com seu estilo simpático, carismático e divertido produzia opiniões encantadoras que ficaram gravadas para a posteridade em vídeos na internet e reportagens na mídia internacional.
Nesta reportagem incluo o vídeo em que o Papa Francisco fala sobre a importância de manter o sorriso, o bom humor e o astral elevado para ajudar no bem-estar do espírito e na vida. O Santo Padre afirmou à TV Brasil (assistam o vídeo) que o senso de humor é um atestado de saúde e que o sorriso é excelente para a sanidade física e mental.
“A vida tem algo para se fazer sorrir sempre”, afirmou Francisco. “Peço a Deus a capacidade de sorrir, a capacidade de ver o lado ridículo e não ridículo das coisas”, ressaltou afirmando que “rir de si mesmo faz bem!” Nessa mesma linha de pensamento, em 2017 o papa pediu que a mídia publicasse mais notícias boas e mostrasse que no mundo não tem só fatos negativos e tristezas, pois existem milhares de motivos para alegrar os olhos e a alma, como mostramos aqui e fazemos diariamente no Portal ITALO.
O BOM HUMOR HUMANIZA E FAZ BEM!
Segundo o Papa Francisco, quem mantém o bom humor consegue ter sensibilidade e empatia com o outro. “O sentido do humor humaniza tanto”, afirmou o pontífice. “Humaniza!”, ressaltou. E Francisco deixou um aviso para quem não têm bom humor: “As pessoas que não têm humor são sem graça, são aborrecidas. São chatas consigo mesmas.”
A HORAÇÃO DO HUMOR
Durante a entrevista o Papa Francisco disse que durante 40 anos rezou a Oração do Humor, de São Tomás More, o filósofo inglês que foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Romana em 1935. Vejam a oração:
“Senhor, dai-me uma boa digestão, mas também algo para digerir. Concede-me a saúde do corpo, com o bom humor necessário para mantê-la.
Dai-me, Senhor, uma alma simples, que saiba aproveitar tudo o que é bom e puro para que não se assuste diante do pecado, mas encontre o modo de colocar de novo as coisas em ordem.
Concede-me uma alma que não conheça o tédio, as murmurações, suspiros e lamentos, e não permitais que eu sofra excessivamente por esse ser tão dominante que chama-se ‘Eu’.
Dai-me, Senhor, senso de humor! Concede-me a graça de compreender as piadas, para que conheça na vida um pouco de alegria e possa comunicá-la aos demais. Amém!”
EDIÇÃO: Italo Fábio Casciola
VÍDEO: TV Brasil - IMAGENS EXCLUSIVAS: Vatican News