EXPO ATRAI CENTENAS DE VISITANTES NO PAVILHÃO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO

A diversidade de produtos à mostra na Expo Umuarama é fantástica! Além do gado de elite, o forte do evento, centenas de outras atrações fazem desta 50ª edição a melhor da história.
O setor da indústria e comércio nunca foi tão concorrido! Por todo o parque da Expo Umuarama há centenas de empresas fazendo bonito, mostrando novidades do mercado.
E o Pavilhão da Indústria e Comércio nunca foi tão fascinante! O ambiente enorme [de 2 mil m2] está coloridíssimo, com coisas curiosas e impressionantes para conferir. O público está curtindo cada espaço, olhando, ouvindo e aprendendo.
Há muito conhecimento para ser absorvido no Pavilhão, com a presença do Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar), da Universidade Estadual de Maringá, que ocupa metade do espaço.
O Mudi mostra projetos de extensão que transferem informações comprometidas com questões sociais. Logo na entrada do pavilhão o visitante se depara com a exposição do Laboratório de Arqueologia sobre os povos originários do Paraná [Xetá, Guarani e Caingang]. Vasilhas de cerâmica, material de caça, entre outros, podem ser vistos, no local; ao lado, estão animais empalhados, como onça, quati e puma, esqueletos e outros objetos.
Para desafiar as habilidades dos visitantes, a UEM também expôs vários jogos, nos setores de Matemática e de Física; máquinas agrícolas antigas chamam a atenção, assim como a coleção de pragas e borboletas.
Tudo é recheado de conhecimento, no Mudi. O Centro de Ciências Agrárias tem uma infinidade de projetos mostrando boas práticas agrícolas e os serviços oferecidos, via CAJ (Consultoria Agropecuária Júnior); nesse espaço, quem acertar a quantidade de grãos de soja colocados num vidro ganha um prêmio [uma horta vertical].
Alertando sobre os malefícios do cigarro, o Projeto Tabagismo expõe fetos e outros órgãos humanos, acometidos por doenças causadas por esse vício que afeta milhões de pessoas.
E o toque de glamour do Mudi fica por conta da instalação, de autoria do professor Marcílio, montada num ponto estratégico do pavilhão: as quatro estações do ano. A arte está composta por esculturas, vasos, flores e desenhos no chão, feitos com grãos de milho, trigo e feijão.
No pavilhão da Indústria e Comércio da Expo Umuarama há muitas empresas, também, de vários ramos, comercializando produtos. São daqui, da região, de várias cidades do Paraná e de fora: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Uma delas é a Caravana do Marrocos, de Pato Branco; uma franquia que vende doces com 70% menos açúcar.
Empresa do ramo de hospedagem, fotografia, brinquedos, massageadores [para cadeiras e bancos de automóveis], tapetes, frigideiras de cerâmica, roupas e de cabelo [compra].
A Liga Acadêmica de Hemapatologia, Doação e Transplante de Órgãos da Unipar também está no pavilhão, conscientizando sobre a importância de doar órgãos.
IMAGENS ASSESORIA: EXPO-UMUARAMA