Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - ENSINO QUE TRANSFORMA
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - IPTU EM DIA MOBILE
A INFLAÇÃO CONTINUA...
ALIMENTOS DEVEM FICAR AINDA MAIS CAROS EM 2025
A carne bovina, frango, arroz e leite devem ser alguns dos ‘vilões’ da inflação durante este novo ano que está apenas começando...
Publicado em 17/02/2025 às 13:47 Italo
ALIMENTOS DEVEM FICAR AINDA MAIS CAROS EM 2025

Os produtos que fazem parte da cesta básica e apresentam uma grande relevância no consumo das famílias devem ficar ainda mais caros em 2025. A alta não será generalizada, mas itens como carne bovina, frango, arroz e leite devem subir com força e pesar ainda mais no bolso das famílias este ano, na avaliação de economistas ouvidos pelo Portal Terra.

Em 2024, os alimentos e bebidas registraram alta de 7,69% – acima da inflação geral, que ficou em 4,83%. Este ano, a tendência de alta continua. Dentre os itens que mais puxaram a prévia da inflação em janeiro estão alimentos como as carnes (1,93%) e frango (1,99%). Além disso, cebola (4,78%), tomate (17,12%) e cenoura (18,47%) e café tiveram aumentos expressivos de preço no mês.

“Existem alguns produtos que, por fatores internos e externos, estão pressionando os índices inflacionários. Podem-se citar as proteínas animais [carne bovina e de frango], o café, o arroz e o leite longa vida”, cita José Carlos de Souza Filho, economista e professor da FIA Business School. Souza Filho espera aumento este ano de 7,5% na carne bovina, 20% no café, 9% na carne de frango e 5,5% no arroz.

Lucas Sharau, economista e assessor na iHUB Investimentos, indica que o óleo de soja também deve ser outro protagonista da inflação devido à alta demanda e à redução da produção causada por fatores climáticos. “O Brasil depende diretamente de condições climáticas favoráveis para manter sua produção agrícola. Eventos como chuvas excessivas, secas severas ou mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar a colheita e reduzir a oferta de produtos, elevando os preços no mercado interno”, explica Sharau.

FONTE: Portal Terra/Economia

IMAGEM: Reprodução Getty Images

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - ENSINO QUE TRANSFORMA
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também