O PADROEIRO DE UMUARAMA FOI O CRIADOR DO PRESÉPIO DE NATAL!
O primeiro presépio do mundo foi criado na Itália em 1223 e hoje é tradição natalina em todo o planeta...
Contam os registros históricos do catolicismo que o primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis, em uma gruta na cidade de Greccio, Itália.
Durante uma viagem à Palestina, ele teve a ideia de reproduzir a cena do nascimento de Jesus para que a humanidade compreendesse melhor o nascimento de Jesus.
No outono de 1223, foi a Roma para visitar o Papa Honório III, quando pediu ao Santo Padre a permissão para instalar o presépio. Permissão concedida, São Francisco seguiu para Greccio, uma aldeia italiana na região do Lácio, que havia conhecido antes e que lhe lembrava Belém.
Disse assim ao jovem Giovanni Velita, um morador da Região de Rieti e que se tornara seu amigo anos atrás: “Quero celebrar aqui a noite de Natal. Escolha uma caverna onde se construirá uma manjedoura e se conduzirá um boi e um burro até lá, e tentaremos reproduzir, na medida do possível, a caverna de Belém! Este é o meu desejo, porque quero ver, pelo menos uma vez, com meus próprios olhos, o nascimento do Divino Infante”.
E assim estava criado o primeiro presépio de Natal! Em 24 de dezembro de 1223, naquele cenário foi encenado o nascimento do Menino Jesus. Foi nominado como “presépio”, palavra que vem do latim “praesepium” que significa “manjedoura”.
Após esse memorável acontecimento o Natal passou a ser representado por meio do presépio, que simboliza a Encarnação de Jesus Cristo. Além disso o presépio ajuda a evangelizar. Muitos pais montam o presépio e no dia do Natal dão catequese para os filhos, revivendo a história do nascimento de Jesus dentro do coração de cada um.
O acontecimento teve forte repercussão e o costume de montar presépios se espalhou entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de reis e nobres já durante o Renascimento. A criação de São Francisco rapidamente se multiplicou no mundo inteiro.
É oportuno lembrar que o presépio deve ser montado no primeiro domingo do advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a igreja celebra a solenidade da Epifania do Senhor.
AS PRINCIPAIS FIGURAS DO PRESÉPIO
- Nossa Senhora: Mãe de Jesus. Aquela que disse o seu ‘sim’ à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus.
- São José: Pai adotivo. É o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro.
- Menino Jesus: É o Filho de Deus que se fez homem, para dar sua vida pela humanidade.
- O Anjo: É o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia.
- Os Pastores: Simbolizam a humildade e os pobres, que enxergam no menino Jesus a esperança do reino de Deus.
- Os animais: simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas.
- Estrela: Simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador.
- Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus.
- Ouro, incenso e mirra: O ouro significa a realeza; era um presente dado aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade.
IMAGENS: Reproduções