INVESTIR EM PUBLICIDADE: INTERNET VENCE JORNAIS E ATÉ A GLOBO!
A Internet conseguiu ultrapassar a TV aberta como principal destino dos investimentos publicitários no Brasil. Nesse sentido, pode-se dizer que é um acontecimento histórico, já que é a primeira vez que acontece desde os anos 1970. A informação vem de dados do Cenp-Meios, divulgados pelo Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário.
O levantamento, por sinal, mostrou que o setor digital representou 39,6% dos R$ 6,035 bilhões investidos em publicidade durante o primeiro trimestre de 2024. Enquanto isso, o índice da TV aberta foi de 37,4% desses investimentos. O estudo levou em conta informações de 335 agências no Brasil.
Essa quantidade representa cerca de 80% do mercado publicitário brasileiro. Além disso, a organização estima que o mercado total de publicidade chegou a cerca de R$ 57 bilhões no ano de 2023. No entanto, esse número poderia ser ainda maior, com possibilidade de alcançar em torno de R$ 81 bilhões.
Isso ocorre se levarmos em conta as aplicações de negócios menores e anunciantes que não usaram serviços de agências. Portanto, não chegam a ser contabilizados no estudo do Cenp-Meios. Confira a seguir os dados do segundo trimestre em relação aos investimentos em publicidade:
INTERNET: R$ 2,391 bilhões (39,6%);
TV ABERTA: R$ 2,256 bilhões (37,4%);
Mídia exterior: R$ 667 milhões (11%);
TV POR ASSINATURA: R$ 334 milhões (5,5%);
RÁDIO: R$ 252 milhões (4,2%);
JORNAL: R$ 94 milhões (1,6%);
REVISTA: 26 milhões (0,4%);
CINEMA: R$ 16 milhões (0,3%).
FONTE: Cenp-Meios,
IMAGENS – Reprodução Agência X3