Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
SEMANA DA CULTURA
CORAL EMOCIONA RELEMBRANDO A JOVEM GUARDA!
Espetáculo encantou o público presente no teatro do Centro Cultural na noite de sábado passado...
Publicado em 18/10/2024 às 12:19 Italo
CORAL EMOCIONA RELEMBRANDO A JOVEM GUARDA!

A cultura pulsa em Umuarama! A frase é utilizada para definir a base da programação da Semana da Cultura, uma realização da Fundação Cultural de Umuarama. Os eventos foram iniciados dia 11 e vão até dia 31 no Centro Cultural Vera Schubert, com espetáculos que reúnem talentos locais em produções de teatro, música, literatura, artes plásticas, dança e atividades diversas ligadas às artes.

Entre as diversas atrações já apresentadas merece destaque especial o belo musical apresentado pelo ‘Coral Municipal Canta Jovem Guarda’, na noite do sábado passado (12). O teatro não lotou, mas compareceram mais de 500 pessoas fãs das canções dos anos 60 que marcaram uma época de mudanças com a chegada do rock and roll ao Brasil através desse movimento batizado de Jovem Guarda e liderado pelo ídolo Roberto Carlos.

Quem assistiu o coral se emocionou pois recordou aqueles sucessos que também marcaram a geração jovem de Umuarama nos tempos da colonização, que também estava envolvida com a Festa de Arromba que agitava aquele período de nossa História. O fascinante musical da Jovem Guarda teve direção de Marco Aurélio Tavares. Mais detalhes do espetáculo não foram divulgados pela assessoria de imprensa da Prefeitura e Fundação Cultural. Quem não foi assistir o musical, curta as imagens do coral cantando no palco! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

A JOVEM GUARDA MUDOU O BRASIL!

Em 1965 os cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa foram convidados para apresentar o programa de televisão Jovem Guarda, na TV Record, aos domingos à tarde (daí vem a canção Jovens Tardes de Domingo, lembram?!).

Os três artistas e amigos tornaram-se os grandes responsáveis pelo primeiro movimento musical do rock brasileiro – um dos maiores movimentos musicais e culturais de massa do País, que revolucionou o comportamento jovem brasileiro: a Jovem Guarda.

O movimento foi chamado primeiramente de Iê-iê-iê (em alusão à expressão “yeah-yeah-yeah” presente no sucesso dos Beatles, She Loves You) e depois de Jovem Guarda, inspirado em uma frase do revolucionário russo Vladimir Lênin, que dizia “O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada”.

As gravações do programa aconteciam no Teatro Record, em São Paulo – com plateia – e ele era transmitido ao vivo. Ao longo de uma hora, o trio cantava seus sucessos e recebia convidados. O alcance era impressionante para a época: conseguia ter uma audiência de três milhões de telespectadores em São Paulo, e era transmitido em videotape para cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Depois de estrondoso sucesso durante três anos, o programa dominical chegou ao fim em 1968, pouco depois de Roberto Carlos deixar a atração.

Os integrantes da Jovem Guarda tomaram rumos distintos no início da década de 70: alguns mantiveram-se identificados com o rock, outros se mudaram para a música sertaneja e a grande maioria enveredou-se para a música romântica. Mas a grande verdade é que a Jovem Guarda mudou o Brasil e que viveu aquelas emoções, hoje vivendo o período da Velha Guarda, sabe – e sente - bem disso quando sente saudades... (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa estão na história da música brasileira como líderes do famoso movimento Jovem Guarda.

O Coral Municipal e músicos no palco do teatro do Centro Cultural de Umuarama.

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também