CRUZEIRO DO OESTE VIRA VALE NACIONAL DOS DINOSSAUROS!
A vizinha cidade de Cruzeiro do Oeste ganhou repercussão na mídia e na internet de todo o Brasil nos últimos dias. Como se sabe, ela está inserida no cenário mundial de paleontologia diante da descoberta de seis espécies: três pterossauros, um lagarto e dois dinossauros. Datados do cretáceo, os animais viveram ali há 85 milhões de anos.
E agora, diante da relevância dos achados, o Senado Federal aprovou um projeto de Lei referendando o município como o Vale Nacional dos Dinossauros. Ato contínuo, o projeto segue para sanção presidencial.
E esse fato faz dela, merecidamente, uma cidade de notoriedade brasileira. E agora, depois desse merecido reconhecimento do Senado Federal, ela ganhará ainda mais fama como centro turístico paranaense e brasileiro.
CIDADE RECONHECIDA NO MEIO CIENTÍFICO GLOBAL
Com cerca de 21 mil habitantes, o município destaca-se como um epicentro de investigações paleontológicas de grande relevância. Desde 2012, com a descoberta de uma população de pterossauros, e especialmente a partir de 2014, com a identificação do Caiuajara dobruskii, o primeiro pterossauro paranaense, a localidade passou a ser amplamente reconhecida no meio científico global.
Dar o título de Vale Nacional dos Dinossauros a Cruzeiro do Oeste promoverá ainda mais o turismo e a pesquisa científica na região, além de consolidar a importância do município no cenário paleontológico mundial e celebrar seu inestimável patrimônio fossilífero. (ÍTALO FÁBIO CASCIOLA)
FONTE: Senado Federal
IMAGENS: Prefeitura/Divulgação