Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
PERIGO!!!
CUIDADO COM O FRIO... ELE TRAZ A HIPOTERMIA!
É um inimigo silencioso e potencialmente letal! Veja como se proteger!
Publicado em 03/07/2024 às 20:46 Italo
CUIDADO COM O FRIO... ELE TRAZ A HIPOTERMIA!

O inverno chegou chegandooo! E as temperaturas baixas estão gelando e colocando em risco vidas. De acordo com a previsão, as temperaturas poderão oscilar entre 0º C e 5º C durante as madrugadas e se estenderão pelos próximos dias.

A disseminação de vírus causadores de infecções como gripe, resfriados e covid-19 é facilitada pelo clima frio, que leva as pessoas a ficarem mais tempo em ambientes fechados e mal ventilados, aumentando a transmissão de agentes infecciosos.

Manter a vacinação em dia, especialmente contra gripe e pneumonia, é importante para reduzir o risco de complicações respiratórias. Práticas simples como lavar as mãos com frequência e evitar tocar o rosto também ajudam a prevenir infecções.

CUIDADO COM AS BAIXAS TEMPERATURAS!!!

O inverno rigoroso traz consigo um inimigo silencioso e potencialmente letal: a hipotermia. A condição, caracterizada pela redução da temperatura corporal abaixo dos 35°C, pode ocorrer rapidamente em condições de frio intenso, especialmente quando acompanhada de ventos fortes e umidade elevada. Os sintomas incluem: palidez, tremores intensos e extremidades geladas, como mãos e pés.

CONFIRA ALGUNS CUIDADOS E ORIENTAÇÕES DIANTE DO FRIO INTENSO:

HIDRATE-SE BEM: Embora menos perceptível no frio, a desidratação ainda pode ocorrer durante o período de baixas temperaturas. É aconselhável beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas, que podem aumentar a perda de calor corporal.

AGASALHE-SE: Para reter o calor corporal, é recomendável se vestir em camadas para se proteger das baixas temperaturas. Use roupas térmicas, casacos, luvas, gorros e cachecóis para resguardar as extremidades, que perdem calor mais rapidamente.

CUIDADOS COM A PELE: O forte frio pode causar ressecamento da pele. É recomendável utilizar hidratantes para evitar rachaduras e irritações.

CUIDADOS COM AQUECEDORES: Ao utilizar aquecedores, certifique-se de que estejam em boas condições e mantenha uma ventilação adequada para evitar intoxicação por monóxido de carbono.

PROTEÇÃO DOS PÉS E EXTREMIDADES: Use calçados impermeáveis e meias de lã para manter os pés secos e quentes, prevenindo frieiras e hipotermia.

FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS EM CASA: Se possível, faça exercícios leves em casa para manter a circulação e a temperatura corporal. Evite sair de casa sem necessidade: Limite as atividades ao ar livre durante os períodos mais frios, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

Além disso, pessoas mais vulneráveis como idosos, crianças e indivíduos com doenças crônicas, estão mais suscetíveis à hipotermia e devem receber atenção especial durante períodos de frio intenso. Raquel Ruthes, médica da Força Nacional do SUS, alerta: “A indicação é manter os ambientes bem aquecidos, ingerir bebidas quentes e reduzir a exposição ao frio. Caso a temperatura corporal não aumente, é importante buscar ajuda médica imediatamente”.

A médica também afirma que pequenos cuidados possuem grande impacto no cuidado ao lidar com frio intenso. “Em tempos de frio intenso, a conscientização e a prevenção são as melhores aliadas para proteger a saúde e o bem-estar.

Adotar medidas simples, mas eficazes, pode reduzir os riscos e permitir enfrentar o inverno rigoroso de forma mais segura e saudável”, finaliza.

FONTE: Ministério da Saúde/gov.br

IMAGENS – Créditos: Canva - MeteoRed

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também