Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
DO PASSADO AO PRESENTE...
MUDARAM OS TEMPOS E OS CENÁRIOS DA CIDADE...
E a vida em Umuarama também... Vejam imagens antigas e comparem com os cenários atuais...
Publicado em 19/06/2024 às 20:55 Italo
MUDARAM OS TEMPOS E OS CENÁRIOS DA CIDADE...

A velha geração de Umuarama, aquela que chegou na década de 1950, e que hoje ainda está vivendo em Umuarama – os admirados e valentes pioneiros! – quando passeia pela Capital da Amizade inevitavelmente recorda como era aquela pequena vila e compara com os cenários da atual metrópole nesta segunda década do novo milênio...

Depois de tanto tempo, mergulhar no passado, caminhar por antigas ruas e sentir como eram os usos e costumes dos tempos idos, quem já não imaginou isso?

A razão de tal curiosidade pode ser notada quando se apresentam nos cinemas filmes de épocas passadas, quando a montagem dos mesmos tem o esmero na apresentação dos guarda-roupas e, principalmente, na criação dos ambientes.

O ambiente, ele é o responsável pela concepção em nossa imaginação de como seriam as coisas acontecidas. Está na preservação do relicário ainda existente, para que o mesmo seja usado como transporte – como a máquina do tempo, que nos conduz a viajar por aqueles períodos. Nossa memória, e, junto, a imaginação morrem um pouco, cada vez que uma ligação dessas é destruída, tanto no ambiente em que vivemos como nas artes.

O CENÁRIO QUE O TEMPO APAGOU...

Os precursores desta Capital da Amizade sentem-se em ‘outro mundo’ quando andam pelo centro ou pelos bairros pois o presente não tem mais nada do passado. A geografia urbana é a mesma, mas o que habitava ela sumiiiiu...

Quando uma casa ou um prédio vem abaixo leva junto um pedaço da história local. Quando uma praça ou uma rua é modificada, e as memórias acopladas de como elas eram se apagam. E quem quer cultivar o saudosismo e as memórias de sua juventude tem que recorrer às fotografias antigas que testemunham a evolução dos tempos. Quando a gente abre um álbum de recordações acreditamos que realmente uma foto vale por mil palavras, eu diria até mais, pois a gente as vê ‘coloridas’ de saudade.

Confiram os detalhes das imagens que publico nesta edição e depois saiam passear e comparem o cenário urbano de Umuarama da atualidade.

Rememorar lembranças de sua época de infância, adolescência e juventude fica por conta de cada um. Dependendo da ótica de cada umuaramense, ou ficará feliz em ‘rever’ na imaginação como era viver antigamente ou pode até se chatear com as mudanças que aconteceram no decorrer de tão longo tempo.

Das casinhas de madeira, ruas de terra, falta de redes de energia elétrica, carroças, jipes e gente a cavalo, enfim, um passado cheio de sofrências para ganhar o pão de cada dia e sobreviver num ambiente que ainda nem sonhava com a chegada da modernidade...

Agora, a gente passeia meio apressado, nas calçadas do centro lotadas de gente, ou dirige nas vias públicas que ficam pequenas com tantos carros e correndo perigo de acidentes. Se encontra amigos, eles não tem tempo para prosear, todos vivem com pressa!

Enfim, se for detalhar comparações entre o ontem e o hoje esta conversa não teria fim...

Então, brindem seus olhos com fotos antigas e nada de tristes recordações. Pelo contrário, tenham momentos felizes vendo como a nossa amada Umuarama de hoje é maravilhosa, desenvolvida, moderna e como viver aqui é só alegria dependendo se adaptar aos novos tempos, aos novos costumes e tentar socializar sem tantas emoções como era antigamente quando se cultivava a amizade de forma mais viva e divertida! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também